Projetos de transformação digital do prêmio Innovations surpreendem

Projetos inscritos na categoria transformação digital do prêmio Think Work Flash Innovations mostram maturidade no uso das tecnologias e dos dados gerados

A categoria transformação digital do RH do prêmio Think Work Flash Innovations de 2022 foi um caso à parte. Contando com apenas 10 concorrentes, uma das que teve o menor número de inscritos, também foi o tipo de iniciativa que recebeu a maior nota média da premiação: 74,9, frente a uma média de 64 quando levados em conta os quase 300 projetos submetidos ao prêmio.

A maturidade tecnológica dessas empresas, que em muitos casos já contrataram HR Techs, construíram sistemas internos de coleta e gestão de informações e aproveitam bem os recursos e dados gerados, contrasta com o que é visto no mercado de maneira geral.

A pesquisa Como o RH tem usado dados e tecnologia, realizada pela Think Work e pela consultoria Falconi no primeiro semestre de 2022, deixa isso muito claro. Entre outros achados, o estudo mostrou que mesmo iniciativas em parceria com HR Techs para promover a transformação digital ainda são raras. Segundo a análise, quase 70% das empresas nunca utilizaram esses serviços.

As iniciativas inscritas no prêmio, além de muito bem estruturadas e com resultados consistentes, mostram que a tecnologia pode beneficiar companhias de muitos mercados diferentes, vista a pluralidade de setores representados.

Confira alguns projetos que se destacaram na categoria transformação digital do prêmio Think Work Flash Innovations de 2022:

RH Digital

O projeto RH Digital, do grupo Memorial, que atua no segmento funerário e cemiterial, alterou todo o dia a dia da companhia. Até então, se tratava de uma empresa familiar e tradicional, que utilizava papel em todos seus processos e levava semanas para executar tarefas que hoje são finalizadas em minutos. 

A missão era automatizar e digitalizar as rotinas da companhia, o que foi feito por meio da contratação de HR Techs. A primeira ficou a cargo do controle de férias, benefícios e folha salarial da empresa, o que já representou uma economia de 40% do tempo dos trabalhadores que ficavam a cargo dessas tarefas.

Depois, a empresa criou a Central Digital do RH Memorial, que conta com marcação de ponto digital e possibilita a criação de fluxos de aprovação de documentos e de listas de transmissão automatizadas. 

Por fim, a empresa contratou um software que calcula comissões e bônus com a utilização de algoritmos e contratou o App Flash, que faz toda a gestão de benefícios para a Memorial. 

Segundo a empresa, o tempo de execução da maioria das tarefas do RH caiu 90%, e os funcionários do setor podem se dedicar a políticas de interesse dos trabalhadores, e não mais na execução de processos.

Conectar

O projeto Conectar, da Opus Locações e Construções Modulares, surgiu para ser uma ponte entre dois setores fundamentais da companhia: negócios e operações.

Segundo a empresa, o maior desafio da iniciativa foi lidar com a automatização de processos em ambientes externos, pátios de obras, chão de fábricas e etc. Para eles, as soluções mais comuns visam atender somente às necessidades de funcionários alocados em escritórios.

Todos os processos da companhia foram automatizados, entre eles: registro de ponto digital com reconhecimento facial, holerite digital, agendamento de consultas e visitas pela internet, requisições internas da empresa online via workflow e benefícios aos funcionários centralizados em um único cartão. 

As mudanças, que começaram a ser implantadas no início de 2022, já começaram a mostrar resultados no final do mesmo ano. Segundo a empresa, houve aumento na satisfação dos trabalhadores com os processos do RH, diversificação dos benefícios, melhora do clima organizacional e do sentimento de pertencimento dos trabalhadores. 

Digitalização do RH com chatbot 

A Hypera Pharma, que atua no ramo farmacêutico, identificou em 2019 a necessidade de agilizar os processos de RH da empresa, visando melhorar a comunicação com as áreas, reduzir custos, otimizar e padronizar processos e aumentar a qualidade dos serviços de gestão de pessoas.

Mesmo com o impacto da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, a companhia seguiu com os esforços e implantou tecnologias de diversos fornecedores diferentes de maneira integrada. 

Agora, a empresa usa sistemas automatizados desde a criação de uma vaga, por exemplo, até o processo seletivo e a posterior admissão, que conta com inteligência artificial para ler e validar documentos de forma totalmente digital. As tecnologias também foram integradas aos sistemas de TI da empresa, que geram automaticamente as credenciais de rede, e-mails e disponibilizam equipamentos para os novos funcionários.

Um ponto alto do projeto foi a adoção da HANA, um chatbot customizado e humanizado, cuja inteligência artificial responde mais de 1.200 dúvidas e solicitações sobre folha de pagamento, benefícios, questões de saúde, desenvolvimento organizacional, atração e seleção, remuneração e perguntas institucionais, tudo 24 horas por dia.

Após a implantação dos sistemas, já foram registradas mais de 70.000 interações com o chatbot, com 94% de assertividade e mais de 19.000 chamados com NPS de satisfação acima de 75%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.