Criar mecanismos para impedir diferenças salariais inexplicáveis é uma das formas de promover a equidade salarial e criar um ambiente justo e saudável nas empresas
A diversidade é um traço comum na cultura de muitas empresas inovadoras. No Prêmio Think Work Flash Innovations de 2022, este foi um ponto de destaque entre os RHs e gestores, de grandes a pequenas companhias. Mas proclamar-se diversa é uma tarefa que exige muita atenção da liderança. E um dos principais pontos de atenção é com a equidade salarial.
Segundo dados do IBGE, em 2021, a diferença salarial entre mulheres e homens com a mesma função aumentou de 20,7% para 22%, em comparação com o ano anterior. Para evitar que as estatísticas fiquem cada vez mais dramáticas e promover um ambiente cada vez mais justo, algumas companhias que participaram do prêmio inovaram nessa questão.
Empresas que inovam na atenção à equidade salarial
Uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, a Natura implementou uma política de equidade salarial em 2018. A instituição se comprometeu a pagar o mesmo salário para homens e mulheres em cargos equivalentes, ou seja, com a mesma formação e experiência profissional.
Para isso, foi realizada uma auditoria salarial em parceria com a consultoria Mercer, que analisou a remuneração dos cerca de 20 mil funcionários da empresa em diferentes países. A partir dessa análise, foram feitos ajustes salariais para corrigir as desigualdades e dar andamento ao compromisso assumido.
Nesse trabalho contínuo, a companhia se comprometeu a eliminar qualquer diferença de gênero até 2023. Para isto, um detalhado trabalho vem sendo feito, com mapeamento e criação de mecanismos que ajudam a fazer a gestão durante o ano, de forma que as admissões e movimentações também tenham um impacto na eliminação dessa diferença.
Na mesma linha, a Lab Fantasma, companhia do ramo musical, cultural e de moda, atenta aos desafios na atração e retenção de talentos, criou soluções para valorizar a diversidade e promover um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.
Para isso, a empresa desenvolveu um sistema de pontos para avaliar o desempenho dos funcionários e definir a remuneração, sem distinção de gênero ou outros aspectos discriminatórios.
Em ambos os casos, os resultados atingidos foram semelhantes: profissionais mais engajados, motivados e comprometidos com os objetivos da empresa.
Diferença salarial inexplicável
Quando se fala em equidade salarial, é preciso se atentar a algumas definições. A Natura chamou atenção para isso em sua participação no Prêmio Think Work Flash Innovations de 2022.
“Diferença salarial pura” é a diferença entre o salário médio de homens e mulheres dentro do grupo independente da posição, nível de experiência, tempo no cargo, desempenho, país e gênero.
Já a “diferença salarial explicável”, é quando o pagamento tem diferenças porque mulheres e homens desempenham funções diversas, têm níveis diferentes de experiência e os fatores como tempo no cargo e desempenho também apresentam diferenças.
A grande questão então se encontra na “diferença salarial inexplicável”, que reflete a diferença salarial residual que não é explicada por variáveis legítimas. É este o grande combate das principais empresas, e o tema do projeto apresentado pela Natura no evento do ano passado.
Além disso, a organização também investe em outras iniciativas relacionadas à equidade de gênero e inclusão. A Natura tem uma política de licença parental compartilhada, que permite que pais e mães dividam a licença-maternidade e paternidade.
A companhia também possui um programa de aceleração de carreira para mulheres, chamado Elas, que oferece capacitações e mentorias para impulsionar a ascensão de mulheres à cargos de liderança.
Mas estes casos são exceção. Ainda há muito espaço no mercado para empresas inovadoras e que, dentro do crescimento da importância dos conceitos de ESG, querem se aliar ao propósito da diversidade e equidade salarial como diferenciais fundamentais para seu crescimento.
Segundo pesquisa de 2020 da Lugares Incríveis para se Trabalhar, apenas 20% das empresas participantes afirmaram monitorar diferenças salariais entre homens e mulheres.
Mas esse índice pode mudar! E iniciativas como da Natura e Lab Fantasma seguem na vanguarda e servem de inspiração para um mercado mais justo e inovador.
Para saber mais sobre essas e outras iniciativas finalistas do Prêmio Think Work Innovations 2022, confira nosso e-book sobre a premiação clicando aqui.