Finalistas do prêmio Think Work Innovations apostaram em autosserviço no recrutamento, otimização de processos e ampliação da diversidade para inovar
A atração de talentos nunca foi tão estratégica para o RH. Se em 2024 o tema ocupava a sétima posição no ranking de prioridades, em 2025 ele disparou para o topo da lista. É o que aponta a pesquisa Desafios e Tendências do RH para 2025, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios.
Esse tema está em alta em 2025, mas, no ano passado, o prêmio Think Work Innovations 2024 já destacava algumas iniciativas na área.
De um total de 291 projetos que concorreram à premiação, cerca de 6% estavam na categoria de Atração e Seleção. São ações que mostram que ainda é possível inovar na hora de captar e selecionar talentos em um mercado cada vez mais competitivo
Veja algumas das iniciativas que foram finalistas do prêmio.
Vivo – Autosserviço em atração de talentos
A Vivo revolucionou seu processo de recrutamento ao implementar um modelo de autosserviço, dando autonomia total aos gestores para conduzirem as contratações.
Inspirada na popularização do autoatendimento no varejo, a empresa capacitou mais de 700 gestores de suas 245 lojas próprias para utilizarem plataformas digitais e inteligência artificial na seleção. Com isso, o papel dos recrutadores foi transformado, tornando-se mais consultivo.
Com a novidade, mais de 1,2 mil vagas foram preenchidas, sendo 51% com talentos diversos, e houve uma redução de 73% no tempo médio de contratação.
O sucesso da ação também rendeu à Vivo o título de vencedora da categoria.
Sodexo – Lean manufacturing de atração de talentos
Para se posicionar estrategicamente na organização, a área de Atração de Talentos da Sodexo adotou a metodologia lean.
O processo, que contou com suporte de uma consultoria especializada, envolveu mapeamento de atividades, otimização de fluxos e redimensionamento das equipes, além da padronização das etapas do recrutamento.
Como resultado, o tempo de fechamento de vagas foi reduzido em mais de 40%, e a empresa fortaleceu sua proposta de valor ao empregado (EVP), transmitindo uma imagem mais consistente.
Com a introdução de uma área de inteligência de dados e indicadores acompanhados pelos HRBPs, a iniciativa impactou mais de 2,5 mil unidades, melhorando a rastreabilidade das informações, a transparência e a eficiência do processo seletivo.
Raízen – Programa Transformar
A Raízen criou o Programa Transformar para aumentar a diversidade em seu quadro de estagiários, após identificar a baixa representatividade de pessoas negras, pardas e com deficiência.
Com vagas afirmativas e uma campanha acessível protagonizada por colaboradores, a iniciativa também incluiu parcerias com influenciadores e a capacitação de lideranças para apoiar o desenvolvimento dos novos talentos.
A primeira edição da iniciativa alcançou mais de 680 mil pessoas, registrou cerca de 24 mil inscritos e garantiu que 44% dos selecionados pertencessem aos grupos alvo. No total, 41% das contratações eram pessoas negras e 4% tinham deficiência.
Se sua empresa também precisa inovar, seja em Atração e Seleção ou em outras áreas, faça o download gratuito do ebook As 36 iniciativas mais inovadoras de RH e se inspire nos projetos mais disruptivos conduzidos pelo RH em 2024.