Cidade de Boston incentiva funcionários públicos a usarem IA

Governo enviou diretrizes a profissionais com dicas e instruções para a experimentação responsável da tecnologia de IA generativa por funcionários públicos

Na contramão de diversos governos que têm banido (ou tentado banir) o uso de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Bard, a cidade de Boston tem incentivado os funcionários públicos a usarem a IA generativa com o intuito de “entender o seu potencial”.

O diretor de informações da cidade, Santiago Garces, disponibilizou, este mês, diretrizes aos profissionais para estimular o uso. A cidade também ativou o Google Bard, “rival” do ChatGPT, para que todos os funcionários públicos tenham acesso. 

Essa abordagem, que pode ser chamada de “abordagem de experimentação responsável”, é a primeira política desse tipo nos Estados Unidos e pode ser a precursora de políticas de treinamento formais. Outras cidades, como Nova York, Los Angeles, Seattle e Baltimore, proibiram ou bloquearam o acesso a ferramentas generativas de IA em seus distritos escolares. Mesmo fora dos EUA, diversos países tentam proibir o uso da tecnologia, como a Itália, que baniu o ChatGPT em abril. 

As diretrizes elaboradas pela cidade alertam os funcionários para o uso responsável da IA generativa e traz, inclusive, exemplos de situações em que ela pode ser usada — e até algumas instruções de como pedir à IA pelo que você quer.

Segundo o documento, a tecnologia pode ajudar a escrever memorandos, cartas e descrições de cargos, o que aliviaria a sobrecarga e auxiliaria com a saúde mental dos trabalhadores. As ferramentas também podem ajudar os profissionais a traduzir a linguagem do governo e o juridiquês para o inglês simples, o que pode tornar informações importantes sobre os serviços públicos mais acessíveis aos cidadãos.

Além disso, o documento também sugere que a IA generativa pode ajudar na tradução para outros idiomas, para que as populações de uma cidade que não falam inglês possam desfrutar de acesso igual e mais fácil a informações sobre políticas e serviços que as afetam.

Os funcionários da cidade também foram incentivados a usar a IA generativa para resumir longos trechos de texto ou áudio em resumos concisos, o que poderia tornar mais fácil para os funcionários do governo se envolverem em conversas com os residentes.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional.
Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.