Funções como programação básica e elaboração de documentos jurídicos já podem ser realizadas por inteligência artificial, como o chatbot ChatGPT
Sai ano e entra ano e as discussões sobre a tecnologia substituindo trabalhadores ganham novos ares e pontos de vista. Nas últimas semanas, o lançamento do ChatGPT (ferramenta controlada por inteligência artificial) trouxe o tema ao debate novamente.
O ChatGPT é um chatbot, ou seja, um robô virtual que interage com seres humanos e que gera resultados a partir dessa interação. Por meio dessa ‘conversa’ com o chatbot, é possível criar peças escritas mais sofisticadas, como letras de música ou redações – a partir da infinidade de dados que o robô encontra na internet –, e que não seriam consideradas plágio por sistemas que detectam a prática.
Inteligências artificiais como essa, que podem criar conteúdos instantâneos e originais, devem impactar algumas áreas de trabalho, inclusive substituindo trabalhadores. Mas é importante lembrar que, com a chegada de novas tecnologias, ainda que algumas posições caiam em desuso, outros novos cargos também podem surgir.
“Eu acredito que, a princípio, seja mais o caso de potencializar trabalhos do que necessariamente uma substituição”, explicou à CBS News o professor da Columbia Business School Oded Netzer.
Especialistas ouvidos pela CBS News listaram tarefas profissionais que podem ser substituídas por chatbots como o ChatGPT:
Programação
Chatbots podem realizar tarefas de programação básica, que atualmente são desempenhadas por pessoas. Eles podem programar aplicativos e softwares e podem, inclusive, checar erros na programação desenvolvida por profissionais.
Criar e-mails
Ferramentas como o ChatGPT podem facilmente escrever e-mails básicos, como mensagens administrativas ou até mesmo programar mensagens para cancelar ou marcar reuniões.
Documentos
Trabalhos gerenciais ou administrativos também podem ser impactados, uma vez que a inteligência artificial consegue escrever conteúdos como cartas de RH e fazer esboços de documentos jurídicos.
Funções jurídicas
As atividades burocráticas feitas atualmente por advogados também podem ser realizadas por chatbots. Ferramentas de inteligência artificial mais avançadas podem criar documentos jurídicos, como contratos de locação de casas, testamentos e contratos de confidencialidade.
O ChatGPT, inclusive, foi aprovado em uma prova de uma escola de Direito depois de submeter redações próprias à banca de avaliação.
Quer saber mais sobre as novas tecnologias e tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?
A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios.
Clique aqui para saber mais.