Geração X e Boomers estão desistindo do trabalho híbrido

Dois terços destes profissionais não querem saber de meio termo. Eles preferem trabalhar 100% dentro ou fora dos escritórios.

Os trabalhadores que têm entre 50 e 64 anos estão perdendo o interesse no trabalho híbrido, preferindo atuar totalmente de forma presencial ou remota.

Os dados são do último relatório Working Arrangements and Attitudes, um levantamento mensal que está em andamento desde maio de 2020 e busca analisar os modelos de trabalho antes e depois da Covid-19.

A pesquisa, que entrevistou cerca de 13 mil pessoas, descobriu que mais de dois terços dos mais velhos da Geração X e dos Boomers mais jovens preferem trabalhar nos escritórios. Curiosamente, o grupo mais velho também é o mais propenso ao home office. Em contraste, quase um terço dos profissionais de 20 a 29 anos priorizam o modelo híbrido.

Jose Maria Barrero, um dos pesquisadores do relatório e professor assistente de finanças no Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM), disse ao Business Insider quais são os pontos que podem levar a essa polarização.

“Por um lado, esses trabalhadores mais velhos precisam de menos orientação e networking do que os mais jovens. Isso significa que podem se dar ao luxo de estar totalmente remotos e se sentir confortáveis estando por conta própria. Por outro lado, eles têm décadas de experiência e o hábito de trabalhar no escritório. Essa memória muscular pode levá-los a trabalhar presencialmente com mais frequência do que os mais jovens que adotam o híbrido”, comentou. 

O estudo destaca uma divisão geracional nas preferências de trabalho, com funcionários seniores que parecem preferir modalidades em que os locais e momentos de trabalho são mais bem definidos, enquanto os mais jovens adotam formatos mais flexíveis. 

À medida que o mundo de trabalho continua a evoluir, esses insights podem ajudar o RH a desenhar políticas e estratégias que proporcionem mais produtividade e qualidade de vida para os funcionários levando em consideração vários fatores, incluindo a idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.