Atração de talentos e saúde mental lideram como prioridades do RH em 2025

Mais da metade das empresas mudou suas prioridades de 2024 para cá, o que fez com que objetivos como desenvolver a cultura organizacional e as lideranças perdessem espaço

A pesquisa Desafios e Tendências do RH para 2025, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios, apresenta um panorama das prioridades e obstáculos que devem ser enfrentados pela gestão de pessoas neste ano. 

O levantamento, que contou com 295 representantes de empresas, abrangendo 25 setores da economia e organizações de todas as regiões do Brasil, mostrou um cenário dinâmico e com mudanças significativas nas prioridades em relação ao ano anterior. 

Os maiores objetivos do RH em 2025

Mais da metade das organizações precisou reajustar as metas de 2024 e cerca de um quinto reformulou completamente seus objetivos para 2025. 

A atração de talentos disparou na lista de prioridades e foi o grande destaque do ranking, saindo da sétima posição para o topo. 

Em seguida, aparece o apoio à saúde mental dos funcionários, que antes ocupava a 16ª colocação e agora é visto como a segunda maior prioridade dos RHs. 

Além disso, a necessidade de melhorar a competitividade de custos também ganhou destaque, subindo da 23ª para a 6ª posição.

Confira os dez desafios mais citados para o ano:

ObjetivoPercentual
Atrair talentos37%
Apoiar os funcionários no cuidado com a saúde mental34%
Administrar/ adequar a política de remuneração e benefícios30%
Atingir metas de diversidade e inclusão20%
Aumentar a produtividade dos funcionários19%
Ajudar a empresa a melhorar a competitividade de custos17%
Alterar a cultura organizacional13%
Desenvolver futuros líderes12%
Inserir o uso da inteligência artificial na rotina do RH12%
Dar vazão ao crescimento de carreira esperado pelos funcionários9%

E se, por um lado, algumas metas ganharam força, por outro, temas que antes eram centrais para a gestão de pessoas perderam protagonismo. 

Fortalecer a cultura organizacional, que liderava a lista de desafios em 2024, sofreu uma queda vertiginosa e agora ocupa a 21ª posição, indicando que as empresas estão priorizando questões mais imediatas. 

O mesmo aconteceu com o desenvolvimento de lideranças: capacitar os líderes atuais, que figurava como a 4ª maior preocupação, caiu para a 20ª colocação, enquanto o esforço para identificar futuros líderes e planejar a sucessão foi drasticamente reduzido, sendo citado por apenas 4% dos entrevistados, contra 13% no ano anterior.

O que impede o RH de superar seus desafios?

Mesmo diante de tantas mudanças, algumas dificuldades persistem. 

A sensibilização da liderança continua sendo o principal obstáculo para a implementação de novas estratégias. Cerca de 43% dos respondentes apontaram essa barreira como o maior desafio, especialmente quando se trata de mudanças na cultura corporativa.

Além disso, a falta de profissionais capacitados e a dificuldade em estruturar planos de ação eficazes afetam desde melhorias no clima organizacional até a adoção de ferramentas de people analytics.

Outro dado relevante mostra que menos da metade das empresas alterou suas prioridades porque conseguiu superar os desafios anteriores. 

Para 56% dos entrevistados, as mudanças foram motivadas pelo surgimento de novas demandas urgentes. Já uma pequena parcela de empregadores (6%) precisou abandonar seus objetivos porque não conseguiu atingi-los.

Tendências para 2025: IA no RH, novos modelos de jornada e produtividade

Além dos desafios, a pesquisa também identificou as principais tendências que devem impactar o RH em 2025. 

Entre elas, três temas se destacam: Inteligência artificial (IA) no RH, novos modelos de jornada de trabalho e aumento da produtividade.

A IA, citada pela maior parte dos participantes, já é utilizada por mais da metade das instituições em suas práticas de gestão de pessoas. No entanto, apenas 8% delas usam a IA em projetos de alta complexidade.

Quando aplicada, a inteligência artificial no RH aparece especialmente em três áreas: avaliação de desempenho, utilizada por 41% das companhias; recrutamento e seleção, adotada por 36%; e comunicação e inovação no RH, mencionada por 34% dos respondentes.

RH em 2025: um setor em constante transformação

Os dados da pesquisa Desafios e Tendências do RH para 2025 reforçam que o RH precisa se adaptar rapidamente às novas necessidades do mundo corporativo. 

Diante desse cenário, os desafios para 2025 não se limitam apenas às demandas externas, mas também à capacidade do RH em superar suas próprias barreiras internas.

Este ano promete ser de grandes mudanças para a área de gestão de pessoas — e as empresas que conseguirem equilibrar inovação, adaptação e estratégia terão uma vantagem competitiva no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.