A falta de tempo e os problemas de relacionamento entre funcionários são os principais motivos de tensão para quem trabalha na área de recursos humanos
O papel do gestor de pessoas tem ganhado relevância nos últimos anos, e isso ficou mais intenso com a pandemia. No fim do dia, o RH se vê cobrado de todos os lados, dos pares aos chefes, por assuntos que às vezes não lhe compete – ou não lhe competia. Essa falta de clareza do papel de recursos humanos faz com o departamento seja visto como ineficiente.
Apenas 38% dos RHs consideram a área altamente efetiva, segundo uma pesquisa global realizada pela consultoria McLean & Company. Parece pouco? A avaliação do setor por outros departamentos cai à quase metade. “A falta de prioridades estratégicas claras pode levar a um desentendimento das responsabilidades, tanto dos profissionais da área quanto dos stakeholders”, lê-se no relatório da McLean.
E qual o impacto disso no profissional? Estresse.
Mais de dois quintos dos gestores de RH se sentem mais tensos em 2020 do que nos anos anteriores.
Tweet
Entre os fatores de nervosismo estão a falta de tempo e o papel ambíguo que precisam desempenhar na função. Mais da metade busca suporte dos colegas de RH da empresa para lidar com o estresse.
Veja o que tem preocupado os RHs:
Motivos de tensão
Falta de tempo – 70%
Resolver problemas de relações entre os funcionários – 42%
Saber de decisões importantes com antecedência – 35%
Pressão do nível sênior – 35%
Papel ambíguo – 33%
Implementar programas ou políticas que disconcordam – 29%
Conduzir demissões – 22%