60% não trabalhariam em empresas que não saber lidar com racismo

Segundo Edelman Trust Barometer, cerca de 62% dos profissionais acreditam que as empresas estão sendo medíocres na hora de lidar com o racismo

De acordo com o Edelman Trust Barometer, seis a cada 10 funcionários dizem que não trabalhariam para organizações que falham em se manifestar contra a injustiça racial. No entanto, aproximadamente o mesmo número, cerca de 62%, dizem que as empresas estão “se saindo medíocres ou piores” em cumprir suas promessas de combater o racismo no trabalho e em suas comunidades.

Desde a última edição do relatório, em 2022, o índice de pessoas que dizem que suas empresas não estão fazendo o suficiente para lidar com o racismo aumentou oito pontos percentuais.

Entre as pessoas entrevistadas, 65% das mulheres acreditam que a sua organização não está fazendo o suficiente, contra 58% dos homens. Ambos aumentaram desde o ano passado.

O motivo principal para isso, segundo os entrevistados, são as iniciativas não financiadas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

73% dos respondentes disseram que as empresas devem garantir a diversidade entre funções e níveis hierárquicos para lidar com o racismo. E a necessidade é identificada desde profissionais mais jovens até a liderança. Enquanto 60% dos executivos sentem que a sua organização está progredindo em relação à forma de lidar com o racismo e a desigualdade no ambiente de trabalho, esse número é de 28% entre os profissionais de nível médio e 18% entre os níveis de entrada.

O estudo aponta que, para conseguir lidar com o racismo de forma correta, as organizações devem começar pelas seguintes ações:

  • Garantir a diversidade em todas as funções e níveis, bem como no conselho e no C-level;
  • Praticar a equidade salarial;
  • Convocar conversas sobre racismo e DEI no local de trabalho
  • Revisar e mudar as práticas de contratação que criam desvantagens para diversos candidatos.

A pesquisa entrevistou 2 mil profissionais dos Estados Unidos.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para promover a diversidade das suas equipes?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.