Encontro estratégico com líderes no primeiro dia ajudou profissionais a evoluírem 25% mais rápido
O Google vem pesquisando formas de montar e desenvolver times mais eficientes há alguns anos e, recentemente, revelou cinco das suas principais táticas. Elas seriam enviadas para os gerentes por e-mail na véspera do início de novos funcionários. A lista inclui:
- Escolher um colega para acompanhar e orientar o novato
- Ajudar o contratado a conhecer e fazer networking na equipe
- Fazer reuniões mensais de acompanhamento nos primeiros seis meses
- Incentivar o diálogo, inclusive com as lideranças
- Conhecer e conversar com os novos contratados no primeiro dia
Embora pareçam simples, essas dicas parecem ser bastante eficientes no Google, já que a empresa concluiu que contratados que conheceram seus líderes e receberam orientações claras desde o primeiro dia de trabalho evoluíram até 25% mais rápido do que os outros.
O sucesso foi atribuído principalmente à clareza na comunicação das expectativas desde a chegada, ao suporte social do líder e da equipe e ao feedback contínuo.
Além de acelerar o processo de integração, as práticas de onboarding devem ajudar os profissionais a entender melhor o valor do seu trabalho para a empresa. Explicar como a função do novo funcionário contribui para os objetivos da organização também cria um sentido de propósito e pertencimento que será fundamental para um crescimento mais rápido.
Com isso, as descobertas do Google apontam que nem sempre é preciso “reinventar a roda” na gestão de pessoas. Na verdade, pequenos ajustes na maneira como novos colaboradores são recebidos podem ter um impacto significativo em sua produtividade no médio e longo prazo e garantir um retorno mais rápido sobre o investimento em novos talentos.