Segundo pesquisa realizada com profissionais dos Estados Unidos, trata-se da primeira queda nos salários de profissionais de TI desde 2019
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Dice, empresa de recrutamento especializada em tecnologia, revelou que os salários dos trabalhadores de TI caíram levemente em 2023, após anos de crescimento contínuo.
O salário médio da área foi de 111.193 dólares no ano passado, uma queda em relação aos 111.348 em 2022. Já entre 2019 e 2021, os salários da área cresceram 9%, constatou o estudo.
O trabalho contou com respostas de mais de 6 mil profissionais de TI entre agosto e outubro de 2023.
A queda na remuneração reflete as demissões em grandes provedores de tecnologia e os ventos contrários da economia, de acordo com a pesquisa. No entanto, os profissionais de TI permanecem otimistas sobre a demanda por talentos na área. Mais de nove em cada dez respondentes disseram estar procurando outro emprego ativamente ou ao menos abertos a ouvir sobre potenciais oportunidades.
Assim, a satisfação com o salário, fator chave para a atração e retenção de talentos, deve ser um ponto de atenção para as lideranças.
Quase metade dos participantes da pesquisa disseram que estão insatisfeitos com sua remuneração atual. Para complementar os salários e torná-los mais atrativos, os líderes podem melhorar os pacotes de benefícios, de acordo com Art Zeile, presidente e CEO da DHI Group, empresa controladora da Dice. Além disso, ele defende que a adoção da IA é uma oportunidade de ampliar as iniciativas de capacitação e treinamento.
A flexibilidade de trabalho é outro grande atrativo para esses profissionais. “Eles querem a opção de trabalhar em casa e sabem que podem obtê-la com organizações que respeitam a cultura de tecnologia”, disse Art. “Você já ganha alguma vantagem ao oferecer um auxílio para trabalhar em casa que reduza alguns dos custos extras do home office, por exemplo”.
O estudo também analisou as tendências salariais por habilidades, cargos, setores e regiões. Algumas das principais descobertas foram:
- As habilidades mais bem pagas em 2023 foram as relacionadas à segurança cibernética, computação em nuvem, big data e inteligência artificial. Em média, profissionais que atuam nessas áreas receberam um salário de 156.920 dólares, um aumento de 13,5% em relação a 2022;
- Os cargos mais bem pagos no ano passado foram os de gerente de projetos, arquiteto de software, engenheiro de software e desenvolvedor web. Os gerentes de projetos receberam um salário médio de 142.071 dólares, um aumento de 11,3% em relação a 2022;
- Os setores que pagaram mais aos profissionais de TI foram os de finanças, manufatura, saúde e educação. O setor financeiro pagou um salário médio de 121.715 dólares, um aumento de 4,8% em relação a 2022.
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.