Procura por emprego com semana de trabalho de 4 dias cresce

Segundo pesquisa da Flexa, em um ano, procura por emprego em empresas que oferecem semana de trabalho de 4 dias aumentou 38%

Uma pesquisa feita pela Flexa com mais de 25 mil pessoas que procuram emprego no Reino Unido, revelou um aumento de 38% entre aquelas que buscam por empresas que adotem a semana de quatro dias de trabalho. A comparação foi feita com o mês de junho de 2022.

Segundo a pesquisa, o mês de julho de 2023 testemunhou uma tendência notável, já que 47% de todos os candidatos a emprego concentraram a sua procura em empregos que oferecessem uma semana de trabalho de quatro dias. Além disso, 36% dos candidatos demonstraram interesse em cargos que incluíam semanas de trabalho de 4,5 dias.

Em junho de 2022, o Reino Unido começou a testar a semana de trabalho de quatro dias. A eficácia, de acordo com a pesquisa, é notável, com melhorias no bem-estar e saúde mental dos funcionários, a redução das licenças médicas e o aumento da produtividade

“Os trabalhadores do Reino Unido normalmente gozam de oito feriados por ano. Se uma empresa pode implementar perfeitamente uma semana de trabalho de quatro dias, por que não deveria? A pesquisa demonstra inequivocamente que semanas de trabalho abreviadas ampliam o bem-estar e a eficiência dos funcionários.”, explicou Molly Johnson-Jones, cofundadora e CEO da Flexa, em um comunicado à imprensa.

Segundo ela, a crescente demanda por semanas de trabalho reduzidas é um desdobramento lógico para o momento, e os empregadores voltados para o futuro estão atentos a este fato. Líderes da indústria como Atom Bank, Hydrogen Group e JBM são exemplos de empresas que estão adotando o modelo de semana de trabalho de quatro dias.

“Embora nem todas as entidades possam adotar esta abordagem, uma maior consciência das diversas opções de flexibilidade traduz-se em maiores oportunidades para as empresas identificarem formas de operação novas e mais eficientes”, finaliza Molly.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.