Pesquisa mostra que trajetória de satisfação no trabalho mudou durante a pandemia, o que impulsionou os profissionais 50+ a se demitirem
Uma análise feita pelo Phoenix Insights mostra como o declínio da satisfação no trabalho foi um fator crítico que levou profissionais na faixa dos 50 anos a abandonarem a força de trabalho nos últimos anos.
A investigação, que examinou dados de 2009/10 a 2020/21, estabelece uma correlação notável entre a satisfação no trabalho e a decisão de pessoas na faixa dos 50 anos de abandonarem o mercado.
Antes da covid-19, a inatividade econômica na faixa etária dos 50-64 anos tinha atingido um mínimo histórico de 25%, marcando um declínio constante desde meados da década de 1990.
No entanto, esta trajetória mudou durante a pandemia e a inatividade econômica atingiu um pico de 27,7% entre maio e julho de 2022. Mas mesmo após a emergência sanitária, este número permaneceu consideravelmente mais elevado do que antes.
As pessoas que optaram por sair do mercado de trabalho após os 50 anos apresentaram um declínio na satisfação profissional nos anos que antecederam a sua saída, muita vezes relacionada a questões de saúde mental.
Por outro lado, as pessoas que optaram por continuar trabalhando registaram um aumento pequeno nos seus níveis de satisfação durante o mesmo período. 34% delas disseram se sentir insatisfeitas com o seu trabalho.
Os resultados também mostram que os participantes transmitiram um sentimento de carinho pelos primeiros anos de suas carreiras, destacando um forte contraste com as experiências negativas que encontraram no local de trabalho à medida que envelheciam. 59% das pessoas na faixa dos 50 anos acreditam que os trabalhadores mais velhos são marginalizados pelos seus empregadores.
A pesquisa entrevistou mil participantes com 50 anos ou mais.
Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?
Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!