Segundo dados do Bureau of Labor Statistics, 4 milhões de norte-americanos deixaram os seus empregos em maio
A Grande Renúncia, que surgiu durante a pandemia de covid-19, parece estar diminuindo nos Estados Unidos, segundo dados do Bureau of Labor Statistics do país.
Eles mostram que 4 milhões de norte-americanos deixaram os seus empregos em maio, o que corresponde a uma queda de 500 mil em relação ao número histórico de 4,5 milhões de demissões em novembro de 2021, o maior valor registrado desde 2000.
A taxa de demissões atingiu uma média de 2,5% de março a maio deste ano, ficando abaixo dos 3% de abril de 2022 e apenas um pouco acima dos níveis pré-pandemia (2,3% em fevereiro de 2020).
A porcentagem de norte-americanos que solicitaram benefícios de desemprego aumentou 20% em relação ao início do ano, chegando em 248.000 na semana passada, de acordo com o Departamento do Trabalho.
Além disso, o país também viu variação no número de vagas disponíveis, que caiu para 9,8 milhões em maio. As previsões dos economistas é de que seriam criados 240 mil empregos em junho, mas, na verdade, foram criados apenas 209 mil. É a menor quantidade de empregos criados desde dezembro de 2020.
Os números podem indicar uma desaceleração da Grande Renúncia, mas os especialistas pedem calma para analisar o momento.
“Os rumores sobre o fim da Grande Renúncia são muito exagerados, pelo menos por enquanto”, declarou Nick Bunker, diretor de pesquisa do Indeed Hiring Lab, em comunicado à Moneywise.
Para ele, os dados dos últimos meses indicam que a desaceleração foi bastante gradual e um “cenário de aterrissagem suave” permanece provável. “Isso deve ser suficiente para dar algum conforto aos candidatos a emprego, empregadores e formuladores de políticas à medida que o verão avança”, acrescentou.
Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a retenção entre seus funcionários?
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.