Vagas de emprego que listam habilidades atraem mais candidatos

Pesquisa do LinkedIn mostra que vagas de emprego que possuem habilidades relevantes listadas podem ter uma taxa de conversão até 11% mais alta

O LinkedIn anunciou que as vagas que possuem lista de habilidades relevantes na seção de requisitos são mais eficazes. Incluir habilidades pode aumentar a taxa de conversão em 11%, de acordo com a plataforma.

Segundo a empresa, essa tática faz parte da modalidade “contratação com base em habilidades”, prática que 75% dos RHs dizem que irão priorizar nos próximos meses. O primeiro passo para isso é justamente listar explicitamente as habilidades nos requisitos do seu anúncio de emprego.

“As empresas que fazem isso obtêm taxas de visualização para candidatura significativamente mais altas. Além disso, postos de trabalho focados em habilidades também estão correlacionados com maior mobilidade interna”, diz o comunicado da rede social.

A publicação também ensina a medir o desempenho das postagens de emprego na plataforma. Isso pode ser feito medindo a taxa de visualização para se candidatar, que informa a porcentagem de candidatos que veem uma postagem e realmente clicam em se candidatar. Para fazer esse cálculo, é preciso dividir o número de candidaturas que o anúncio recebe pelo número de visualizações que ele obtém. 

“Você pode pensar nessa métrica como um reflexo de quão atraente e relevante é o seu anúncio de emprego para os candidatos que o leem”, escreveu o Gerente de Marketing da plataforma, Greg Lewis. 

Segundo Lewis, uma das explicações para que as vagas com habilidades listadas tenham uma maior taxa de desempenho é porque elas tornam mais fácil para quem está se candidatando se imaginar em um cargo, ainda que não tenha ocupado uma função semelhante antes. 

“É a diferença entre ver ‘3 anos de experiência como representante de atendimento ao cliente necessários’ e “habilidades fenomenais de atendimento ao cliente necessárias”. O primeiro exclui pessoas que podem ter as habilidades certas, mas não têm experiência, enquanto o último convida qualquer pessoa com habilidades relevantes para aplicar”, diz. 

A pesquisa ainda descobriu que as empresas que têm uma alta proporção de postos de trabalho que priorizam habilidades também têm taxas de mobilidade interna 11% mais altas, em comparação com empresas cujos postos de trabalho não incluem requisitos de habilidades. 

“Isso sugere que ser orientado para as habilidades ajuda você a fazer contratações tanto externa quanto internamente”, diz Lewis.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar seus processos de atração e seleção?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.