Impacto da IA no trabalho: produtividade aumenta, e exigências também 

Pesquisa aponta aumento de 4,8 vezes na produtividade de setores expostos à IA, mas é necessário dominar tecnologia para gerar resultados

A PwC analisou mais de meio bilhão de anúncios de emprego em 15 países para entender como a IA está transformando o mercado de trabalho. O foco do estudo foram as profissões “expostas à IA”, ou seja, onde a Inteligência Artificial pode ser facilmente aplicada em certas tarefas.

Um dos principais insights gerados pela pesquisa, chamada de PwC’s AI Jobs Barometer, são os ganhos gerados pelo investimento em tecnologia. Segundo a consultoria, foi registrado um aumento de quase cinco vezes na produtividade de setores expostos à IA. 

Essa informação acompanha os dados da Pesquisa Global com CEOs de 2024, também da PwC, que apontou que 84% dos CEOs de organizações que adotaram a IA acreditam que ela aumentará a eficiência do trabalho e 70% apostam que mudará a forma como suas empresas vão gerar valor nos próximos três anos.

Esse cenário, em que a adoção da IA fomenta ambientes de trabalho mais criativos e produtivos, também deve proporcionar uma maior rentabilidade para as companhias. Pelo menos é isso que 46% dos CEOs entrevistados esperam. 

Visando esse tipo de resultado, é claro que muitas empresas estão buscando profissionais que trabalham com esse instrumento. 

Como resultado, de acordo com a PwC, os empregos que exigem habilidades de IA estão crescendo 3,5 vezes mais rápido. Além disso, trabalhadores especializados nestas ferramentas podem ganhar até 25% a mais do que os outros. 

E como ninguém nasce sabendo, o caminho é se capacitar. Cerca de sete em cada dez CEOs globais sabem disso, e preveem que a IA exigirá que a maior parte de sua força de trabalho desenvolva novas capacidades.

Sendo assim, para os profissionais, a mensagem é clara: investir em competências ligadas à Inteligência Artificial, ou que são difíceis de serem realizadas pela IA, é um caminho para se tornar ainda mais valioso para os empregadores. 

Neste contexto, cai por terra a afirmação de que a IA no trabalho é algo para se temer. Na verdade, pode ser algo para se aproveitar, tanto para as empresas gerarem mais produtividade e receita, quanto para os trabalhadores conquistarem carreiras de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.