Empresas investem em startups para agilizar o RH

Pesquisa exclusiva da Think Work, realizada com 115 respondentes, avaliou a relação entre o profissional de recursos humanos e as HR Techs

Cada vez mais o RH aposta em novas empresas de tecnologia para modernizar seus processos. Segundo levantamento realizado pela Think Work com 115 RHs, mais da metade contratou uma startup com soluções em gestão de pessoas. A prática é particularmente comum entre as maiores companhias: 55% daquelas com mais de 5 mil funcionários já usaram os serviços de pelo menos três HR Techs. Usaram e aprovaram.

Para 74% dos respondentes, o RH reduziu o tempo nos processos de gestão de pessoas com a contratação de uma HR Tech.

Os números ajudam a ilustrar o aumento dos investimentos em sistemas inteligentes de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e na automação de processos burocráticos, uma tendência que pode ter sido reforçada pela pandemia. Nas grandes organizações, onde o desafio de chegar à ponta é bem claro, as startups também são uma aposta para melhorar a comunicação e o engajamento dos trabalhadores.

Realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, a pesquisa O Impacto das HR Techs no RH mostrou também o grau de satisfação dos RHs: quase 85% deles atribuíram nota 8 ou superior à startup. Nove entre dez executivos afirmaram que os projetos foram entregues dentro do prazo e do orçamento. E mais de 80% avaliaram que a equipe do fornecedor estava bem preparada para atender a empresa.

A avaliação menos positiva ficou por conta da tecnologia: 76% dos participantes disseram que ela funcionou dentro do esperado. A porcentagem cai para 69% nas organizações com mais de 5 mil empregados e vale, ainda, ponderar que 10% consideraram que a tecnologia da HR Tech não funcionou ou deixou a desejar. Tecnologia, aliás, parece ser o ponto fraco nesta relação. Para 42%, a complexidade de conectar o software da HR Tech com os sistemas corporativos é a principal dificuldade em se trabalhar com startups.

Para conhecer o resultado completo da pesquisa O Impacto das HR Techs no HR assine o Think Work Lab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.