Brasil ganha o primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G

Unidade da companhia TecBan foi instalada em São Paulo. Expectativa é que o caixa eletrônico possa atender via videoconferência, fazer gestão de fila e contar com sistema de monitoramento por vídeo.

O Brasil acaba de ganhar o primeiro caixa eletrônico equipado com a tecnologia 5G, de internet de alta velocidade. A unidade foi instalada pela companhia TecBan em Alphaville, região metropolitana de São Paulo, no início de maio.

Entre as funcionalidades do caixa eletrônico do futuro estão a possibilidade de atendimento via videoconferência, gestão de fila e monitoramento de segurança por vídeo.

“As possibilidades são infinitas. Os Banco24Horas com 5G poderão se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade, por exemplo”, disse Robert Baumgartner Junior, diretor de TI e telecomunicações da TecBan, em comunicado no site da companhia.

“Em termos de segurança, a vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real trará melhor qualidade de imagem para os operadores remotos. E, por meio da análise das imagens das câmeras de vídeo, avaliar a fila de pessoas, permitindo calcular o tempo de espera em um determinado terminal”, continuou o executivo.

A expectativa da TecBan é expandir a tecnologia para todas as unidades da rede Caixa24Horas do país, além de outras instituições financeiras e companhias do varejo. A empresa também estuda um possível uso da tecnologia 5G com realidade virtual embarcada para auxiliar técnicos de campo em manutenções e vigilantes dos carros-fortes durante o transporte dos valores.

Além de internet mais rápida, a tecnologia 5G, prevista para chegar ao Brasil em 2022, terá outras funcionalidades que prometem revolucionar a sociedade (e os negócios). Com ela, será possível que  trilhões de dispositivos estejam permanentemente conectados à rede, como objetos domésticos inteligentes até drones e carros autônomos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *