Ondas de calor podem deixar pessoas mais instáveis e improdutivas 

Novos estudos indicam que calor extremo reduz capacidade mental e reforçam preocupação com o aquecimento global

Você se sente mais impaciente ou sem foco durante dias muito quentes? Estudos estão sugerindo que essas reações não são casos isolados, e podem afetar profundamente a vida cotidiana.

“Reconhecemos a insolação, exaustão pelo calor e desidratação como problemas relacionados ao calor, mas há um quadro maior e mais complexo de efeitos mais sutis à saúde também”, diz Gregory Wellenius, epidemiologista ambiental e diretor do Centro de Clima e Saúde da Universidade de Boston.

Um exemplo dessa correlação vem da UCLA Luskin School of Public Affairs. A entidade descobriu que altas temperaturas aumentam o risco de lesões ocupacionais, independente se os trabalhadores estão ao ar livre ou dentro dos escritórios.

Outro estudo apontou que, em dias extremamente quentes, há uma tendência de queda nas notas dos alunos de ensino médio. A principal razão é a dificuldade em manter a concentração em ambientes não climatizados. O estresse térmico afeta a capacidade cognitiva, levando a um desempenho inferior ao esperado.

O mesmo pode acontecer no trabalho, com profissionais tendo sua produtividade prejudicada e seus comportamentos alterados. Pior, a irritabilidade causada pela temperatura elevada pode gerar conflitos internos e decisões ruins, tomadas literalmente  no “calor do momento”. 

Há ainda pesquisas que ligam o aumento das temperaturas e o crescimento no número de acidentes de carro. Um clima muito quente gera cansaço, a desidratação e diminuição da atenção dos motoristas, além de fatores físicos, como a expansão do ar dos pneus. 

Diante desses desafios, os pesquisadores recomendam medidas para mitigar os impactos do calor intenso, incluindo melhorias na infraestrutura, como a instalação de sistemas de climatização em escolas e veículos, e a implementação de políticas de saúde pública para proteger os mais vulneráveis durante ondas de calor.

No entanto, essas são ações que tratam os sintomas, mas não a causa. Por isso, cabe à sociedade — e às empresas, como parte dela — criar planos para mitigar as mudanças climáticas.Ao adotar políticas ambientais responsáveis e promover uma cultura baseada em ESG, as empresas não apenas atendem às expectativas dos consumidores e reguladores, mas também ajudam a minimizar os impactos negativos que o aquecimento global já está tendo sobre as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.