Comunicação entre gerações: como melhorar o diálogo no trabalho

Geração Z e millennials têm dinâmicas e ferramentas de comunicação diferentes, e saber como usá-las pode ser a chave para harmonia e eficiência em um ambiente de trabalho multigeracional

Segundo a Universidade Johns Hopkins, os millennials constituem cerca de 39,4% da força de trabalho, enquanto a geração Z deverá representar aproximadamente 30% até 2030. E embora possam parecer semelhantes à primeira vista, existem diferenças na comunicação deles. 

Estudos recentes da Gallup revelaram que a liderança aberta e honesta é uma das qualidades mais buscadas por ambos os grupos. No entanto, os millennials, especialmente os mais velhos, podem ter uma abordagem mais cética, já que muitos ingressaram no mercado de trabalho durante a crise financeira de 2008. Por isso, eles tendem a ser mais críticos e exigem provas e dados concretos em suas interações profissionais.

Para os millennials, a comunicação precisa ser direta e com propósito. Eles valorizam conversas significativas e detestam reuniões desnecessárias, preferindo que questões simples sejam resolvidas por e-mail.

A geração Z, apesar de ser conhecida como digital, também aprecia diálogos profundos sobre temas como saúde mental e diversidade, e espera que seus interlocutores estejam plenamente presentes durante as conversas. Por isso, é importante que líderes e colegas evitem distrações, como checar o celular, durante interações com esses profissionais.

As preferências de canais de comunicação também diferem de acordo com a faixa etária. 

Pesquisas das empresas Preply e Criteo sugerem que enquanto os millennials priorizam os e-mails para a comunicação no trabalho, a geração Z dá preferência para plataformas de mensagens instantâneas, como Slack e Microsoft Teams. Fora do ambiente corporativo, os “Gen Zs” também  tendem a manter o contato por meio de aplicativos.

E qual o meio de comunicação mais detestado? Segundo a CommBank, cerca de 60% da Geração Z evita atender chamadas telefônicas por ansiedade sobre quem está ligando. Portanto, é melhor enviar uma mensagem antes de ligar, informando o horário e os tópicos a serem discutidos. 

Em um ambiente de trabalho composto por várias gerações, entender essas nuances pode melhorar significativamente a comunicação e fortalecer a colaboração entre as equipes. Líderes de times multigeracionais que adaptam suas abordagens de acordo com as particularidades de cada grupo podem ter mais sucesso ao delegar tarefas e criar um clima organizacional positivo, onde todos se sintam ouvidos e respeitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.