Embora ainda pequeno, número de diplomados que têm medo de que a tecnologia torne o seu trabalho obsoleto aumentou 7%, desde 2021
O medo de se tornar obsoleto, ou FOBO (fear of becoming obsolete, em inglês), ainda não atinge a maioria dos trabalhadores dos EUA, mas cresceu mais nos últimos dois anos do que em qualquer momento desde 2017.
Segundo pesquisa da Gallup, 22% dos entrevistados disseram temer que a tecnologia tornasse seu trabalho obsoleto, um aumento de 7 p.p. em relação à leitura anterior em 2021.
O recente aumento se deve quase inteiramente aos profissionais com formação universitária, entre os quais a porcentagem de pessoas preocupadas saltou de 8% para 20%. Esse índice entre trabalhadores sem diploma universitário permanece praticamente inalterado em 24%.
O estudo registrou um aumento maior na preocupação entre os trabalhadores jovens e entre aqueles que ganham menos de 100 mil dólares por ano.
A pesquisa também tentou entender os outros medos que os profissionais têm, para além da inteligência artificial. Os resultados mostram que a redução dos benefícios continua a ser a preocupação mais comum relacionada com o trabalho. Quase um terço (31%) afirma estar preocupado com a possibilidade de perder benefícios num futuro próximo. A segunda preocupação profissional mais comum, citada por 24%, é com uma possível redução salarial.
Um conjunto de riscos preocupa cerca de um em cada cinco trabalhadores. Além da substituição pela tecnologia (22%), isso inclui a demissão (20%) e a redução de jornada (19%). O risco menos preocupante para os trabalhadores é a transferência do seu emprego para outro país (7%).
Destas preocupações, apenas o receio de que a tecnologia possa ameaçar o emprego aumentou para um grau estatisticamente significativo desde 2021. Os outros cinco receios laborais permanecem bem abaixo de seus recordes, que ocorreram após a Grande Recessão, entre 2009 e 2013.
Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?
Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!