Novo ciborgue criado pela companhia realizaria tarefas em um ritmo muito mais intenso, chegando a mil itens por hora
Desde 2019, a Amazon vem investindo pesado em automação, principalmente nos seus armazéns. Mas, dessa vez, parece que a varejista está mais próxima do que nunca de criar robôs para substituir o trabalho humano.
Um vídeo recente, publicado em um blog da Amazon, apresenta um novo ciborgue capaz de agarrar pacotes e caixas e transportá-los de um lugar para o outro, trabalho hoje realizado por funcionários nos centros de distribuição da empresa.
A questão é que, segundo a empresa de Jeff Bezos, o robô é capaz de lidar com mais de mil itens por hora, ou seja, volumes muito maiores que um trabalhador de carne e osso. De uma caixa de giz a uma vassoura, os objetos são movidos sem a necessidade de controle humano.
Para tornar isso possível, o robô utiliza várias câmeras para “ver” os objetos e machine learning para decidir o melhor jeito de transportá-los.
A automatização pode não substituir o trabalho humano por completo, mas ganha cada vez mais espaço nas organizações. Sob o risco de agravar um problema econômico que se voltará contra elas, as empresas precisam investir em treinamento e capacitação para que os funcionários que até então realizavam essas tarefas possam assumir outras posições e continuar na força de trabalho.