Inteligência artificial passa a ler emoções

Empresas desenvolvem inteligência artificial para analisar em tempo real o interesse de pessoas em uma reunião

Em tempos de tantas reuniões virtuais, o trabalho dos vendedores ficou especialmente mais difícil. Isso, porque ler as emoções dos clientes para fechar um negócio à distância não é algo simples. De olho nisso, empresas de plataforma de videoconferências estão utilizando inteligência artificial para ajudar os profissionais comerciais a identificar emoções das pessoas.

Uma delas é a Uniphore, por exemplo, que promete mostrar se um cliente em potencial está interessado na conversa do vendedor durante uma videochamada, alertando em tempo real o quanto alguém está engajado ou não em determinado assunto.

“É muito difícil construir proximidade e identificação em um relacionamento nesse tipo de ambiente [de reunião virtual] “, disse Tim Harris, diretor de marketing de produto da Uniphore, ao site Protocol.

Para resolver esse problema, o sistema da Uniphore, chamado de Q for Sales, promete analisar dados como o tom de voz, os movimentos oculares e faciais e outros dados não-verbais para então, através da inteligência artificial, medir a “atitude emocional” do interlocutor. Assim, ele cria um placar emocional, que fica ao lado da imagem da pessoa, indicando seus níveis de felicidade, engajamento, surpresa, raiva, nojo ou tristeza. Para que possa funcionar, a ferramenta exige que todos os participantes estejam de acordo com seu uso e que a reunião seja gravada.

Mas há algumas dúvidas do quanto os consumidores estariam dispostos a serem analisados por tecnologias como essa e até mesmo a gravarem a conversa.

“Assim que o alerta de gravação aparece, ele deixa as pessoas mais alertas”, disse Grace Briscoe, vice-presidente sênior de desenvlvimento de cliente na Basis Technologies, empresa de marketing online. “Acho que deixaria os clientes desconfortáveis; eles seriam menos espontâneos. Não acho que isso nos ajudaria a construir o tipo de relacionamento que buscamos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.