Com mais de 400 iniciativas inscritas, já é possível fazer uma análise de onde o mercado vem inovando mais e onde a disrupção ainda pode ser acelerada
O Think Work Flash Innovations de 2023 contou com um número expressivo de ideias e empresas. Foram 200 CNPJs envolvidos em 415 projetos, o que significa um aumento de 50% em relação ao ano passado. E estas ideias não alcançam somente a competição para o prêmio de inovação em gestão de pessoas, mas vão muito além.
De posse dos projetos, nossa equipe avaliou e classificou cada um deles. Aqueles que atingiram um número de pontos superior a 70 ganharam o selo de RH inovador e cada uma dessas empresas será convidada para participar de uma entrevista com a Think Work para figurar em nossa biblioteca de cases, disponível para assinantes do Think Work Lab!
Com tantas ideias inovadoras, o potencial de transformação do mercado de RH cresce cada vez mais! Conheça alguns dos números mais interessantes sobre o prêmio:
Empresas experientes
Entre as companhias participantes, é interessante notar que 26% dessas têm mais de 50 anos de operação, e impressionantemente, 5 delas ultrapassam a marca centenária, mostrando que a inovação é também uma característica que pode (e deve) acompanhar uma empresa por muitos anos.
Além disso, o prêmio contou com as inscrições de algumas das maiores empresas do Brasil em termos de funcionários, especialmente nos setores de energia, consultoria e saúde. Só aí, já são centenas de milhares de vidas impactadas com o desejo de inovação de suas organizações.
O número total de trabalhadores, somando todas as empresas participantes chega a 1.171.000 pessoas, quase a mesma quantidade de habitantes da cidade de Belém, no Pará. Imagine impactar a toda a população de uma capital!
Categorias que dão o que falar
A categoria Diversidade é uma das mais disputadas do prêmio, desde sua primeira edição, e segue no topo da lista. Ela foi acompanhada das categorias Saúde e Qualidade de Vida e Desenvolvimento Profissional, com um grande número de iniciativas, mas não necessariamente com as maiores notas.
Quase uma em cada 3 empresas participantes do prêmio Innovations se declararam pouco orientadas a dados, enquanto outras 29% informaram estar totalmente orientadas a dados. E nessa balança, People Analytics continuou, pelo segundo ano consecutivo, sendo uma das categorias com o menor número de iniciativas.
No entanto, as práticas inscritas na categoria se destacaram por uma boa estrutura e impacto positivo. “O melhor de tudo é que vimos que é possível implementar essa abordagem sem grandes gastos”, comemora Matthias Wegener, chief knowledge officer da Think Work e idealizador da metodologia do Think Work Flash Innovations. “
Por outro lado, chamou atenção que as categorias Liderança e Carreira também não tiveram a inscrição de um número muito expressivo de iniciativas. “Apesar de serem fundamentais para todas as empresas, algumas práticas parecem não evoluir tanto quanto o necessário para serem consideradas inovadoras”, comenta Matthias.
Pelo fato de liderança e carreira serem assuntos bem tradicionais de RH, a falta de pensamentos inovadores em torno dos temas pode significar que não há um olhar sobre a necessidade de mudança e evolução sobre eles. “Isso nos faz refletir sobre a importância de investir em melhorias contínuas nessas áreas”, sugere Matthias. E, neste ponto, o cenário criado pelo prêmio Innovations é convidativo. É a ocasião perfeita para o mercado conhecer novos pensamentos e formas de encarar os desafios.
Inovação em conjunto
Entre as empresas participantes do prêmio Innovations, 40% delas informaram terem contado com o envolvimento de algum fornecedor externo na iniciativa inscrita. E nada melhor do que também celebrar estas parcerias!
Por isso, a Think Work também realiza, no dia 16 de agosto, uma manhã dedicada à inovação, onde ocorrerá a premiação do Parceiro da Inovação, um prêmio dedicado aos fornecedores que estão contribuindo com a disrupção na gestão de pessoas. Para mais detalhes sobre programação e ingressos, clique aqui.
Entre as categorias do prêmio Innovations que mais tiveram envolvimento de fornecedores nas iniciativas inscritas, destacou-se Remuneração e Benefícios. E nem sempre os fornecedores eram empresas de tecnologia. Nesta categoria, por exemplo, a maioria foram consultores.
No dia 15 de agosto, durante o evento Humanidades, oferecido pela Flash, subirão ao palco os vencedores do prêmio ThinK Work Flash Innovations. Siga acompanhando nossas plataformas para não perder nenhuma novidade sobre o tema e continuar se inspirando com as inovações que o mercado propõe!