84 Iniciativas se juntam aos 36 finalistas do Think Work Flash Innovations na inovação do RH
A transformação do RH não é feita apenas a partir de iniciativas grandiosas ou ganhadoras de prêmios. Por isso, o Think Work Flash Innovations buscou identificar, além dos vencedores e finalistas em cada categoria, os projetos que inovam com excelência na gestão de pessoas. A partir disso, foi criada a certificação de RH inovador, concedida às empresas cujas práticas inscritas conseguiram 70 pontos ou mais segundo nossos jurados.
No total, 120 empresas, somando outras 84 iniciativas aos 36 finalistas, destacaram-se o suficiente para serem reconhecidas como verdadeiros líderes em práticas de RH inovadoras. Esse feito demonstra o compromisso inabalável dessas organizações em impulsionar a inovação e a excelência no campo de Recursos Humanos.
Diferenças que se destacam no RH inovador
Em algumas iniciativas inscritas, é possível notar uma abordagem mais inovadora em seus processos, com conceitos novos e pioneirismo em seu desenvolvimento. Entre as empresas certificadas, 47% foram identificadas como inovadoras na abordagem, enquanto nas demais, o índice foi de 35%.
No que diz respeito ao modelo de gestão de pessoas, as diferenças também foram ressaltadas. RHs que guiam suas ações por dados, tanto para promover uma experiência única para os funcionários, quanto para criar um ambiente que os permita ter autonomia para administrar as entregas e jornada de trabalho foram 30% das empresas certificadas. Entre as demais, apenas 20% trataram deste assunto de forma contundente.
As organizações com o RH inovador também demonstraram oferecer mais tempo de treinamento para seus funcionários: uma média de 35h por pessoa, contra a média geral de 28h.
Outro ponto observado entre as iniciativas inscritas foi a participação de parceiros que contribuíram com a inovação nos RH. Entre as empresas certificadas, 46% contavam com um parceiro para a sua inovação. As não certificadas apresentaram o índice de 37% neste quesito.
Essas características se somam a um DNA inovador e uma vontade de fazer diferente tanto para a companhia, como para seus funcionários.
Para Matthias Wegener, chief knowledge officer da Think Work e idealizador da metodologia do prêmio, uma forma de manter a inovação em alta na gestão é “investir continuamente, revisitando os processos da área e promovendo as melhorias necessárias a partir das melhores práticas do mercado e através da escuta ativa e genuína dos funcionários”. Com isso, todos saem ganhando.
Para conhecer mais pontos de destaque em inovação das empresas certificadas e saber quais são elas, acesse o nosso e-book do Think Work Flash Innovations 2023.