Iniciativas inscritas no prêmio Think Work Flash Innovations revelam como grandes companhias estão ampliando as abordagens de diversidade
A diversidade continua sendo uma prioridade para as empresas. Prova disso é que, de 12 categorias, essa foi a segunda que mais recebeu projetos inscritos no prêmio Think Work Flash Innovations de 2022 – representando 15% das quase 300 iniciativas captadas pela pesquisa.
Entre as ações nessa área, um aumento na variedade de públicos buscada pelas companhias chama a atenção. Além de mirar a contratação de mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+, as áreas de recursos humanos estão abrindo oportunidades também para profissionais mais velhos, refugiados e moradores de rua, por exemplo.
Conheça algumas dessas iniciativas
Grand Masters
O programa Grand Masters, da Accenture, multinacional que presta serviços de gestão e de tecnologia da informação, visa atrair profissionais experientes, com mais de 50 anos de idade. Segundo a empresa, o projeto tem como propósito “valorizar a bagagem destes profissionais e aplicá-la na nossa forma de trabalho”.
A ação foi realizada em parceria com uma startup que atua na inclusão de pessoas mais velhas em grandes conglomerados. O processo seletivo, aberto em meados de 2021, recebeu 7 mil currículos e 1.700 candidatos finalizaram os testes que os capacitavam para as vagas.
O Grand Masters ajudou a Accenture a empregar mais de 1.100 funcionários com esse perfil, contabilizando 6% de toda a força de trabalho da companhia.
Novo Lar
O Grupo Cataratas, gestor de parques e pontos turísticos, desenvolveu o programa Nosso Lar para captar e treinar imigrantes em condição de vulnerabilidade. A companhia revela que a inspiração para o projeto veio do fato de o Brasil ter mais de 100 mil solicitantes de refúgio. “Abraçamos essa causa abrindo vagas específicas em todos os nossos parques para imigrantes”, comunica a empresa.
Em parceria com ONGs e instituições de amparo a esse público, o Grupo Cataratas oferece aos selecionados passagens para seus familiares, consultoria jurídica para revalidação de diploma e aulas de português.
Iniciado em junho de 2018, o Nosso Lar já formou mais de 20 turmas de novos funcionários para a companhia.
Iluminando Oportunidades
Criado pela EDP, empresa geradora e distribuidora de energia, o programa Iluminando Oportunidades busca formar e empregar pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo.
A estimativa é de que 32 mil brasileiros vivam nas ruas da capital paulista. Ao descrever o Iluminando Oportunidades, a EDP ressalta que “uma das formas de reduzir esse índice é proporcionando oportunidades”.
Por meio de um recrutamento ativo, realizado por projetos sociais e ONGs, a EDP selecionou 20 pessoas para a primeira turma do Iluminando Oportunidades, iniciado em 2022.
Além de uma bolsa auxílio de 400 reais, os candidatos passaram por cursos na área de relacionamento com o consumidor, antes de serem efetivados. Ao longo do treinamento e dos primeiros meses de trabalho, os participantes também receberam um acompanhamento para auxiliar na adaptação da rotina de trabalho.
Mais detalhes sobre os projetos e outras iniciativas inscritas no Prêmio Think Work Flash Innovations podem ser encontrados na Biblioteca de Cases, área exclusiva para assinantes.
Clique aqui para saber mais.