Estagiários lideram transformação digital da Ecolab 

Conheça o programa Desenvolvendo estagiários do infinito ao além, finalista do prêmio Think Work Flash Innovations de 2022 na categoria desenvolvimento de jovens

A Ecolab Química passava por dois grandes desafios em 2020. Por um lado, tinha dificuldades para modernizar seus processos perante um quadro de funcionários temerosos de novidades. Por outro, tinha problemas com a atração e retenção de talentos, vista a nova dinâmica do mercado de trabalho, muito mais acirrado e com funcionários constantemente buscando mais oportunidades.

Outra questão que a empresa buscava trabalhar era a diversidade e inclusão. “Quase não tínhamos mulheres na operação, por exemplo, era um número muito pequeno”, diz Bruno Nascimento, gerente de RH e business partner da companhia. “Queríamos ser mais inclusivos e trazer públicos diferentes para dentro de casa”.

Daí surgiu o programa Desenvolvendo estagiários ao infinito e além, com o qual a Ecolab focou em repensar a experiência do processo. “Antes, o estagiário tinha muitas atividades comuns no dia a dia, que não geravam muito senso de pertencimento, nem propósito”, diz Bruno. “Começamos a pensar no que poderíamos fazer para gerar uma jornada incrível para ele.”

O plano focou em direcionar os jovens a utilizarem metodologias ágeis para gerir projetos estratégicos e digitais, com demandas definidas pelos líderes da empresa.

Com duas trainees acompanhando de perto, seis prioridades foram estabelecidas e os estagiários foram conectados a elas conforme suas potencialidades e habilidades. O modelo funciona no 80-20: 80% do tempo é dedicado às funções de sua área e 20% para o programa.

Com 16 pessoas na primeira turma – 80% delas mulheres – a iniciativa foi um sucesso. “O contato maior com a liderança e outras áreas foi uma forma de engajá-los”, diz Bruno. “E facilitou a questão da efetivação porque eles eram mais conhecidos”. Segundo ele, chegam a existir disputas entre áreas quando chega a hora de efetivar um estagiário.

O desafio da digitalização da companhia também foi concluído com louvor. Nos cálculos da empresa, a economia com os projetos digitais desenvolvidos pelos jovens será de cerca de 1 milhão de reais.

Mais detalhes sobre o programa da Ecolab e outras iniciativas inscritas no Prêmio Think Work Flash Innovations podem ser encontrados na Biblioteca de Cases, área exclusiva para assinantes.
Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.