Campeão do Prêmio Innovations: conheça o edUCa, da Cielo

Projeto de plataforma educacional com o uso de inteligência artificial foi o grande campeão do Prêmio Think Work Flash Innovations na categoria desenvolvimento

Desenvolver uma cultura de aprendizado constante é um grande desafio para qualquer empresa que precisa manter o time atualizado e preparado para mudanças. Não foi diferente com a Cielo que, em 2021, percebeu que sua antiga plataforma educacional estava defasada.

Segundo Karla Woods, superintendente de cultura da Cielo, a companhia não procurava somente um sistema mais moderno, mas um “que estimulasse o protagonismo do funcionário no estudo autodirigido”. “Pesquisamos muito as tecnologias disponíveis e optamos por um sistema que contasse com inteligência artificial. Assim, a plataforma poderia fazer um mapeamento de habilidades e perfis, personalizando a curadoria de conteúdo para cada colaborador”, diz.

Assim nasceu a edUCa, que usa inteligência artificial para criar trilhas de aprendizagem auto dirigidas e personalizadas, funcionando como um hub de conteúdo. Nela, são oferecidos materiais diversos, com tópicos desde boas-vindas e onboarding até trilhas específicas, como liderança, produto, relações institucionais e processos regulatórios.

O sistema também está integrado a outras plataformas de educação, como TED e Alura, somando mais de 257 trilhas e 57 planos diferentes de aprendizagem.

Dentro da edUCa, de acordo com a classificação inicial de habilidade e as escolhas feitas pelo usuário no primeiro acesso, a inteligência artificial sugere conteúdos relacionados a aos temas e habilidades de interesse.

O ferramenta também indica outros usuários relacionados às habilidades e interesses de cada um, atuando como uma rede social que aumenta a integração e interação entre funcionários, conectando desde pessoas da mesma área até aquelas que no dia a dia da empresa podem estar mais afastadas.

Para a empresa, os resultados foram positivos, com 96% dos usuários inscritos ativos na edUCa. Em um ano, a plataforma teve 190 mil itens visualizados e 64 mil conteúdos concluídos. Nos últimos três meses, houve maior interesse pelo sistema, com um aumento de 70% em usuários ativos e de 50% em material consumido.

Mais detalhes sobre o projeto da Cielo e outras iniciativas inscritas no Prêmio Think Work Flash Innovations podem ser encontrados na Biblioteca de Cases, área exclusiva para assinantes.
Clique aqui para saber mais.

Comentários

  1. Muito bom.
    O uso de IA como facilitadora dos processos de aprendizagem é algo muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.