Muitas iniciativas que foram finalistas do Think Work Flash Innovations possuem mais de um ano de existência e seguem firmes na vanguarda
“A necessidade é a mãe da inovação”, já dizia Platão em frase emblemática que funciona até hoje, ainda que tenha mais de 2300 anos. E como as necessidades nunca param de evoluir, as inovações também não.
Assim, muitos podem ficar em dúvida se um projeto antigo, implementado há mais de um ano, por exemplo, pode concorrer ao prêmio Think Work Flash Innovations. E a resposta é sim! Iniciativas que seguem dando resultados são inovações que fazem bem tanto para a empresa em que acontecem, como para o mercado de gestão de pessoas, que precisa conhecê-las!
Inovar não precisa envolver nada moderno, recente e nem mesmo tecnológico. O que o prêmio busca são os projetos que surgem para ajudar a superar um problema ou para suprir uma necessidade, como nos tempos de Platão.
Uma inovação que vem dando resultado há anos
Em 2022, a EPPO, empresa do setor de serviços ambientais, foi finalista do prêmio Innovations com uma inovação que não era recente. Porém, ainda funcionava muito bem!
A organização apresentou um projeto já implementado há 6 anos na companhia. E desde seu início, não parou de colher bons frutos. Trata-se do programa Líder de Si, que promove troca de experiências entre funcionários e o compartilhamento de histórias de vida com o objetivo de fortalecer o autoconhecimento, o aprendizado e o desenvolvimento das equipes operacionais da EPPO Cidades Inteligentes.
São realizados encontros mensais de três horas e meia em que funcionários contam suas histórias, reconhecem suas biografias e aprendem uns com os outros. Assim, os trabalhadores passaram a sair das reuniões com uma compreensão ampliada das histórias de vida de seus colegas, suas dores e conquistas.
O principal resultado obtido pela inovação, que hoje já pode ser considerada antiga, foi a melhora da autoestima dos profissionais. Assim, a cultura organizacional de valorização das pessoas dentro de casa fez com que os integrantes da equipe se sentissem empoderados na rua, onde exercem suas atividades principais de limpeza e cuidado com o meio ambiente.
E isso não aconteceu da noite para o dia. Numa iniciativa pensada há tantos anos, os resultados no clima organizacional foram se mostrando mais concretos exatamente com o passar do tempo, uma vez que era necessário certo espaço de crescimento para as experiências e interações.
É possível enviar a mesma iniciativa da candidatura de 2022?
As iniciativas inscritas em 2022 podem ser enviadas novamente para concorrer ao prêmio de 2023. Mas deve haver uma diferença! É importante, ao cadastrar o projeto, destacar tudo o que mudou no último ano. Para isso, vale colocar novas abordagens, novos resultados e últimas alterações.
O olhar sobre o que pode ser melhorado em cada ação também pode ser inovador. Uma iniciativa exatamente igual ao ano anterior não será desclassificada, mas terá sua nota reduzida – afinal, já não será mais uma novidade.
Uma ideia que não é de hoje pode ser o prêmio de amanhã
Muitos projetos antigos têm seu mérito e seguem apresentados resultados, ponto que é muito relevante para concorrer a prêmios.
Inclusive, descobrir quais são essas ações pensando em concorrer a um prêmio pode ser o grande motivador para repaginar e dar um gás nos projetos de maior potencial.
Encontre a categoria do prêmio Think Work Flash Innovations que mais combina com a iniciativa que quer apresentar e inscreva-se! E lembre-se: participar de um prêmio que reconhece o trabalho e a inovação de equipes inteiras na gestão de pessoas é também uma forma de inovar e renovar a forma de lidar com as ideias.
Faça sua inscrição agora! Acesse a página especial do prêmio e nos conte sobre as melhores inovações em prática na sua empresa.