No entanto, apenas um a cada 5 empregos listados na plataforma são considerados altamente expostos à IA generativa
Uma pesquisa feita pela Indeed concluiu que todos os empregos nos Estados Unidos – de motorista de caminhão a engenheiro de software – possuem habilidades que podem ser desempenhadas ou aperfeiçoadas pela inteligência artificial generativa.
No entanto, apenas 1 a cada 5 (19,8%) empregos listados na plataforma são considerados altamente expostos à IA generativa, mostrando que, embora essa tecnologia possa aprender a realizar tarefas dentro de um trabalho específico, é improvável que ela substitua totalmente muitos empregos.
Quase metade (45,7%) dos empregos estão moderadamente expostos, o que significa que a tecnologia pode fazer mais de 50% e menos de 80% das atividades e 34,6% dos empregos estão com exposição baixa/mínima, o que significa que ela pode realizar menos de 50% das habilidades.
O relatório analisou mais de 55 milhões de vagas na plataforma da Indeed e 2.600 habilidades profissionais para identificar o nível de exposição (baixo/moderado/alto) que a inteligência artificial generativa terá nessas funções e as habilidades necessárias para desempenhá-los.
A área de desenvolvimento de software enfrenta o maior potencial de exposição, com a inteligência artificial generativa desempenhando de forma boa ou excelente cerca de 95% das habilidades mencionadas nas ofertas de emprego.
O mercado de condução, como motoristas de caminhões e táxis, enfrentam a exposição potencial mais baixa, com a IA sendo eficiente em menos de um terço (29%) das competências mencionadas. Os empregos no varejo ficam no meio, com a tecnologia mostrando eficácia em 57,6% das competências.
As funções com a menor exposição potencial à inteligência artificial generativa, incluindo trabalhos de condução, limpeza, saneamento, beleza e bem-estar, são também aqueles com menor capacidade de serem realizados remotamente. Quanto maior for a probabilidade de um trabalho poder ser realizado remotamente, maior será a sua exposição potencial às mudanças impulsionadas pela tecnologia.
Os empregos de recursos humanos estão próximos do limite máximo de exposição, com a IA generativa sendo considerada boa na maioria das tarefas do departamento.
Segundo Svenja Gudell, Economista-Chefe do Indeed, não há dúvida de que a tecnologia é um salto poderoso, que terá impacto em todos os empregos, especialmente naqueles do setor tecnológico, e no mercado de trabalho como um todo.
“Nossa pesquisa mostra que é menos provável que ela substitua um trabalho inteiro, mas sim sirva como uma ferramenta para aumentar ou simplificar partes de um trabalho. No futuro, provavelmente veremos uma variedade de empregos retrabalhados e reimaginados pelos empregadores, incluindo novos empregos sendo criados ao longo do tempo devido à influência em rápido crescimento da inteligência artificial generativa”, disse ele, em comunicado à imprensa.
Quer ficar por dentro das mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?
A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.