Ferramentas ruins levam 77% dos RHs à improdutividade 

Segundo pesquisa da Applaud, 77% dos funcionários usam ferramentas de RH que são pesadas, desajeitadas ou pouco intuitivas

Um estudo feito pela Applaud revelou que 77% dos funcionários no Reino Unido estão enfrentando uma crise de produtividade causada por ferramentas de RH disfuncionais. 

Segundo a pesquisa, as ferramentas de RH ainda têm um espaço considerável para melhorias, com 77% dos funcionários relatando que pelo menos uma das utilizam no trabalho é pesada, desajeitada ou pouco intuitiva. 

Além disso, o trabalho mostrou que 41% dos entrevistados usam entre 5 e 9 ferramentas de tecnologia de RH, indicando que várias empresas ainda estão funcionando com uma variedade de sistemas diferentes. O estudo sugere que, apesar do investimento em várias ferramentas, os dados isolados gerados por cada uma delas contribuem para uma teia persistente de ineficiência, diminuindo ainda mais a produtividade da força de trabalho.

Os entrevistados também disseram que usam essas ferramentas, em média, uma vez por semana, com mais da metade usando-as com frequência em dias alternados.

Esse ponto a também é criticado pela pesquisa, que afirma que a necessidade de acessar regularmente quase cinco ferramentas torna-se um obstáculo significativo para os funcionários, consumindo um tempo valioso que poderia ser dedicado a trabalhos mais estratégicos em vez de tarefas administrativas de gestão de pessoas.

Mais de 46% dos respondentes relataram perder até 30 minutos por semana devido a essas ferramentas.

Quando os funcionários foram questionados sobre o impacto emocional dessas ferramentas, outras consequências foram levantadas:

  • 45% dos entrevistados expressaram frustração devido a essas ferramentas;
  • 42% sentiram que seu tempo estava sendo desperdiçado;
  • 14% relataram que essas ferramentas os fizeram pensar em deixar o emprego.

“O custo de um RH ruim, é claro, é enorme. Desde o início da pandemia, ferramentas de RH ineficientes têm consumido um tempo valioso dos funcionários e, infelizmente, a situação não parece estar melhorando”, disse Ivan Harding, CEO e cofundador da Applaud, em um comunicado à imprensa.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a produtividade das equipes?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.