Tecnologia na gestão de pessoas é desafio para empresas em 2023

Pesquisa da Think Work Lab apontou que, entre os maiores desafios das companhias para 2023, dois estão relacionados à tecnologia na gestão de pessoas

Entre os três maiores desafios da área de recursos humanos previstos pelas empresas em 2023, dois estão diretamente relacionados à implementação de tecnologia no setor, segundo a pesquisa Desafios do RH para 2023, realizada pela Think Work com apoio da Atlas.

Em primeiro lugar, com 35%, se manteve a preocupação de fortalecer a cultura organizacional, que também ocupou a posição no estudo conduzido em 2022 – na época, com 49%. Os resultados mostram que, embora em queda, as empresas ainda enfrentam dificuldades para consolidar e manter os seus valores alinhados com os funcionários.

Já em segundo e terceiro lugar na lista, estão duas ações que se relacionam diretamente à implementação de tecnologia no RH. 

Atrás da cultura organizacional, promover a transformação digital da área de recursos humanos é preocupação de 25% dos respondentes. Em 2022, o item ocupava a quarta posição no ranking. Logo em seguida, com 20%, aparece a questão de atrelar a gestão de pessoas aos dados, principalmente pelo people analytics – método de gestão que se baseia na coleta e na análise de dados sobre os funcionários. No ano passado, o desafio apareceu em nono lugar. 

Ambas as preocupações evidenciam o papel que a tecnologia tem assumido nas empresas, em todos os setores, inclusive na gestão de pessoas. No RH, ela tem sido usada pelas organizações para tornar a área mais estratégica, além de integrar e otimizar os procedimentos. 

Atração de talentos e diversidade e inclusão

Em quarto lugar na lista dos desafios está a preocupação em atrair talentos (19%). Entre as empresas respondentes, 59% esperam enfrentar problemas de escassez de mão de obra este ano. Para 56% das organizações, a principal carência de profissionais no mercado ocorre na área de tecnologia. 

Completando o top 5 dos desafios para 2023, em quinto lugar está a preocupação em atingir as metas de diversidade e inclusão (17%). De olho no ESG, as empresas têm investido na área como forma de atrair talentos e fortalecer a imagem perante os stakeholders

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2022 e contou com 69 participantes. Mais da metade deles (52%) atua em companhias com mais de 1 mil empregados e 45% são diretores e vice-presidentes de recursos humanos.

Os resultados completos da pesquisa e mais informações sobre o tema foram publicados no dia 27 de janeiro, na edição #53 da Think Forward, newsletter exclusiva para assinantes.
Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.