Fortalecer a cultura é o grande desafio do RH para 2022

Pesquisa exclusiva da Think Work Lab apontou que, logo atrás da questão da cultural, estão atração de talentos e saúde mental como desafios do RH para 2022

Fortalecer a cultura organizacional, atrair talentos e cuidar da saúde mental dos funcionários são os três desafios do RH para 2022, segundo uma pesquisa realizada pela Think Work Lab.

Os resultados, em grande medida, refletem as transformações impostas pela pandemia. A começar pelo desafio mais recorrente citado pelos RHs: o fortalecimento da cultura organizacional (49%). A justificativa é simples. Passados quase dois anos do início da crise sanitária, questões como produtividade deixaram de preocupar os RHs que, agora, manifestam temores em relação ao impacto de longo prazo do trabalho híbrido e remoto sobre o jeito de ser e agir nas empresas.

Para 67% dos respondentes da pesquisa da Think Work, o alinhamento com a cultura e os valores corporativos será o principal fator, inclusive, para ajudar no preenchimento de vagas em 2022. Algo que leva ao ao segundo grande desafio do RH para 2022, citado por 31% dos profissionais: a atração de talentos.

Empatado em segundo lugar com a questão de atração, citado por 31% dos respondentes, está a questão de ajudar os funcionários a cuidar de sua saúde mental. Essa é uma preocupação especialmente das companhias que empregam entre 3 mil e 5 mil trabalhadores.

A preocupação não é sem razão. Segundo um relatório do Gartner, 54% dos líderes de RH afirmam que os empregados estão fatigados com as transformações recentes, sendo que, hoje, eles são capazes de absorver apenas metade das mudanças que conseguiam processar em 2019 antes de atingir a exaustão.

Diante disso, tratar a saúde mental como prioridade para os negócios se tornou fundamental. “Tivemos uma abordagem muito estratégica e empática pela perspectiva de saúde mental e como esse tema precisa ser trabalhado constantemente, e não necessariamente em momentos como esse que estamos vivendo”, compartilhou um respondente.

A pesquisa, realizada de 9 a 13 de dezembro, contou com a participação de 70 profissionais de gestão de pessoas, sendo 30% deles RHs de companhias com mais de 5 mil funcionários. Veja os principais resultados abaixo e leia mais sobre a pesquisa na última Think Forward.

Desafios do RH para 2022, segundo pesquisa da Think Work
Arte: Estúdio Cosmos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *