Diversidade dá lucro: em pesquisa, empresas com CEOs negros tiveram desempenho melhor que as demais
Empresas que contam com diversidade racial em suas lideranças performam melhor. Isso é o que sugere um estudo de pesquisadores do Stevens Institute e da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, que descobriu que o valor de ações das empresas listadas no S&P 1500 aumentou depois que elas contrataram um CEO negro.
Para chegar a essa conclusão, durante três anos os pesquisadores analisaram as movimentações dos executivos em grandes empresas e descobriram que cerca de 5 mil CEOs foram nomeados em empresas que fazem parte do S&P 1500 entre 2001 e 2020, dos quais 57 eram negros.
Com uma ajuda de uma ferramenta de análise de dados para ações de risco, eles concluíram que, em média, empresas que contratam executivos negros tiveram um desempenho 3,1% melhor do que as demais.
Ainda assim, a proporção de pessoas negras em cargos de liderança ainda é muito baixa – no estudo, os CEOs negros eram apenas 1,14% de todos os CEOs entre 2001 e 2020.
“Achamos que a baixa representação de CEOs negros na América corporativa é simplesmente chocante”, disse em entrevista à Fortune Ann Mooney Murhpy, professora adjunta da Escola de Negócios Stevens Institute of Technology.
Mas o estudo dos americanos é mais um exemplo do quanto trazer diversidade para as empresas impacta positivamente o negócio, algo que só se intensifica com o aumento da importância das estratégias de ESG no mercado financeiro, que teve um salto nos últimos dois anos.