Além de benefícios como seguro saúde e odontológico, organizações também oferecem seguro de vida e pacotes de bem-estar físico e mental
Um mapeamento dos benefícios de saúde oferecidos por empresas no Brasil mostrou que 17,8% delas oferecem aos funcionários o pacote completo, que inclui planos de saúde e odontológico, seguro de vida e benefícios de bem-estar físico e mental. Entre elas, 73% são de grande porte e possuem mais de 500 funcionários.
Já as organizações que ofertam os três primeiros itens (saúde, odontológico e seguro de vida) são 63,2% e aquelas que oferecem apenas seguro saúde e odontológico são 82%.
A pesquisa, feita pela Pipo Saúde, entrevistou 437 empresas, de 23 segmentos econômicos, que juntas, possuem 380 mil funcionários.
Seguro saúde
O plano de saúde é o campeão entre os benefícios ofertados. Entre as entrevistadas, 91% das companhias oferecem a modalidade aos funcionários. Mais da metade, 52%, adota a modalidade compulsória, em que os trabalhadores são incluídos obrigatoriamente no plano. As outras 48% possuem modelos mais flexíveis de adesão.
Plano odontológico
O seguro odontológico vem logo em seguida, com 68% das empresas o ofertando a seus funcionários. Para 56% dos profissionais de RH, o item tem nota máxima de importância na carteira de benefícios.
Seguro de vida
Entre as entrevistadas, as que oferecem seguro de vida são 62%. Delas, 79% o ofertam por acordo sindical e o restante por decisão própria.
Em relação à cobertura, 70% oferecem o pacote completo (que, geralmente, inclui: morte, morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente e invalidez permanente total ou parcial por doença). 77% delas incluem ainda coberturas adicionais, como assistência funeral, seguro viagem e cestas básicas.
Benefícios de bem-estar
Os benefícios de bem-estar, que incluem o bem-estar físico e mental, são, hoje, grandes diferenciais para a retenção de talentos. Os desdobramentos da pandemia da covid-19, incluindo as consequências do home office, os tornaram ainda mais importantes para os trabalhadores.
Segundo um levantamento feito pela Pearson, em cinco países incluindo o Brasil, 86% dos entrevistados consideram esses itens uma parte muito importante de sua decisão ao buscar um novo emprego.
Entre as entrevistadas pela Pipo Saúde, 47% oferecem benefícios de bem-estar físico e 39% de bem-estar mental. As que oferecem as duas categorias são 26%.
Benefícios flexíveis
Um diferencial que surgiu nos últimos anos é o benefício flexível, que dá ao trabalhador a autonomia para escolher como ele quer gastar os valores que a empresa destina a essa categoria.
No entanto, a modalidade ainda não conquistou as organizações. Segundo a pesquisa, 61% das empresas oferecem benefícios não flexíveis, enquanto 30,4% são de flexibilidade média (o trabalhador possui a possibilidade de realizar upgrades) e 8,6% são muito flexíveis (a empresa escolhe um valor específico e o funcionário monta seu pacote de benefícios de saúde).
Quer saber mais sobre as mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?
A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.