Número de empresas que oferecem licença parental cai nos EUA

Quantidade de companhias que oferecem licença parental remunerada caiu drasticamente nos Estados Unidos em 2022, mesmo com insatisfação dos funcionários

Na contramão de programas de diversidade e inclusão e de estratégias de ESG criados pelas organizações nos últimos anos, empresas norte-americanas têm deixado de oferecer licença parental para além do que estipula a lei. Os números retornaram a índices pré-pandêmicos, depois que vários tipos de licenças remuneradas atingiram o seu ápice em 2020. 

Segundo a pesquisa Employee Benefits Survey, realizada pela Sociedade de Gerenciamento de Recursos Humanos (SHRM), o número de empresas que oferecem a licença-maternidade remunerada caiu de 53% para 35%, entre 2020 e 2022. As que oferecem licença-paternidade foram de 44% para 27%.

Nos Estados Unidos, não há uma obrigatoriedade nacional de que as empresas ofereçam licença parental paga, portanto apenas alguns estados estipulam essa obrigação. O que é mais comum é que a pessoa possa tirar a licença não-remunerada, o que, na maioria dos casos, inviabiliza o seu uso. 

As licenças oferecidas em caso de adoção também foram impactadas. O número de empresas que forneciam licença remunerada para pessoas que adotam caiu de 36%, em 2020, para 28% em 2022. Já a licença oferecida em casos de adoção temporária foi de 28% para 22%. 

Os números surgem em contraste ao interesse dos profissionais. De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados acreditam que as licenças são uma parte muito importante no pacote de benefícios das empresas.

Por outro lado, segundo a pesquisa, um outro tipo de benefício permaneceu mesmo com o fim da pandemia: a licença para o luto. Segundo o estudo, 90% das empresas entrevistadas oferecem o benefício para funcionários que perderam alguém da família. O índice era de 79% em 2017. Em algumas empresas, também podem usufruir da licença mães e pais que sofreram aborto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.