Cidade de Northampton espera abrigar 150 startups e criar mais de 500 empregos no hub em 10 anos
Um hub de startups está sendo criado no que antes era uma fábrica de ferragens em Northampton, na Inglaterra. Batizado de Vulcan Works, o local receberá ao todo mais de 14 milhões de euros em investimentos para abrigar as novas empresas.
O empreendimento, que segundo o conselho da cidade será voltado à indústria da criatividade, irá oferecer espaços de escritório, salas de reunião, workshops e áreas de coworking.
O hub será administrado pela Oxford Innovation Space, organização especializada em consultoria a startups e empresas digitais inovadoras e as companhias acolhidas pelo projeto terão uma série de benefícios financeiros para criarem seus projetos, além do acompanhamento e mentoria de especialistas da organização.
O líder do conselho de Northampton, Jonathan Nunn, acredita que apesar do alto investimento feito pela cidade, cerca de cinco milhões de euros, o projeto dará retornos futuros. “A longo prazo, teremos uma alta recompensa desse projeto, tanto pelos impostos pagos pelas empresas quanto pelos empregos criados”, disse ele a um jornal local.
Além do dinheiro injetado pela própria cidade, o South East Midlands Local Enterprise Partnership, instituição regional de fomento ao empreendedorismo, entrou com pouco mais de seis milhões de euros, enquanto o resto – cerca de três milhões – foi bancado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu.
A iniciativa faz parte de um esforço do Reino Unido para abrigar mais startups, já que a nação ainda tem pouca representatividade no setor. Segundo levantamento feito pela Universidade do Sul da Flórida, apenas 2,5% dos unicórnios do mundo (startups avaliadas em mais de um bilhão de dólares) estão situadas em terras britânicas.
Os Estados Unidos concentram a maior parte deles (64,7%), seguido pela China com quase 14% e a Índia com pouco mais de 4%. O Brasil ocupa a 15º posição no ranking, com 0,4% dos unicórnios do mundo.