Assistentes digitais serão comuns em escritórios até 2025, diz estudo

Tecnologia vai assumir tarefas do dia a dia e aumentar produtividade para 54% dos entrevistados em pesquisa global divulgada pela Laiye

As assistentes digitais tomarão conta das tarefas burocráticas do dia a dia e se tornarão comuns em escritórios até 2025, liberando os trabalhadores para serem mais produtivos. 

É o que acreditam 54% dos entrevistados por uma pesquisa global encomendada pela especialista em automação inteligente Laiye, fornecedora de soluções de inteligência artificial (IA) para automação do trabalho.

Guanchun Wang, CEO da empresa, é mais ousado na sua previsão: “Acredito que até 2032 cada funcionário terá seu próprio ‘assistente digital’: um bot programado para melhorar o trabalho, ganhando novas habilidades e descartando as partes subalternas do trabalho que ninguém quer fazer”.

O estudo global patrocinado pela Laiye ouviu 1,3 mil participantes, em quatro continentes, e teve como objetivo mapear os efeitos negativos dos processos de trabalho atuais sobre trabalhadores e empresas e os possíveis impactos da inteligência artificial (IA) nestas rotinas.

Burocracia x produtividade 

Para metade dos respondentes, tarefas de escritório chatas e ineficientes são o principal obstáculo à produtividade. O esgotamento dos colaboradores é a principal consequência desse processo, segundo 54% dos entrevistados.

No Brasil, 42% dos participantes da pesquisa afirmam que o alto desgaste gerado pelas tarefas do dia a dia afeta a produtividade. 

Os entrevistados brasileiros também afirmam sentir os efeitos da chamada “great resignation” no ambiente de trabalho: 60% consideram que houve uma redução geral da produtividade dos negócios, enquanto que 58% sentem um crescimento mais lento da empresa.

Desafios digitais

O estudo sugere ainda que a gestão de pessoas precisa mudar para se adaptar aos desafios da transformação digital que a gestão de pessoas precisa mudar para se adaptar aos desafios da transformação digital.

Os dados apontam que 52% dos entrevistados acreditam ainda não ter as habilidades digitais necessárias para evoluir a força de trabalho. 

O mesmo número de respondentes enxerga a necessidade de implementar incentivos que promovam a inovação e a transformação digital em suas empresas.

Para avançar nesta agenda, 54% planejam dar assistentes digitais a sua equipe para aumentar sua produtividade e 40% aumentarão o investimento na automação de processos relacionados ao trabalho.

Para 44% dos participantes da pesquisa, tarefas em todos os departamentos da empresa serão totalmente automatizadas e integradas entre trabalhadores humanos e digitais no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.