Na França, anúncios de carro terão que recomendar alternativas sustentáveis

Medida, semelhante à usada nos maços e propagandas de cigarro, vale para anúncios de carros em jornais, outdoors, internet e TV

A partir de março, os anúncios de automóveis na França virão com mensagens incentivando as pessoas a fazerem exatamente o oposto de usar um veículo particular. Segundo um novo regulamento, montadoras serão obrigadas a incluir avisos nas propagandas dos veículos para que as pessoas busquem alternativas mais sustentáveis para se locomover, como andar a pé, de bicicleta ou usar o transporte público.

A lei vale para anúncios veiculados em rádio, televisão, cinema, internet e em outdoors, bem como publicidades impressas. Caso as empresas se recusem a incluir as mensagens, elas poderão ser multadas em até 56 mil dólares. A medida é similar às legislações que obrigam os fabricantes de cigarro a estampar alertas no maço sobre o risco de fumar. Na França, aliás, propagandas de produtos relacionados ao tabaco são totalmente proibidas.

“Considere a carona”, “Para viagens curtas, opte por caminhar ou andar de bicicleta” ou “Use transporte público para viagens diárias” são as mensagens que os fabricantes deverão escolher, de acordo com a nova regra.

“Descarbonizar o transporte não significa apenas mudar para um motor elétrico. Também significa usar transporte público ou andar de bicicleta quando possível”, escreveu a ministra francesa de Transição Ecológica, Barbara Pompili, no Twitter na semana passada.

Ainda segundo a nova legislação francesa, a publicidade dos veículos mais poluentes – aqueles que emitem mais de 123 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, incluindo muitos SUVs populares – será completamente proibida a partir de 2028.

As emissões de poluentes relacionadas aos carros movidos a gasolina representam um quarto de toda poluição da União Europeia. Em um cenário em que o colapso climático se faz cada vez mais real, medidas como a do governo francês talvez se multipliquem, dificultando os negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.