16% dos americanos já trabalharam para empresas de aplicativos

Pesquisa apontou que jovens e hispânicos são mais propensos a trabalharem por meio de aplicativos

Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, 16% dos americanos já ganharam dinheiro trabalhando em uma plataforma de gig work. O levantamento, que ouviu 10.348 adultos norte-americanos, apontou que os jovens e hispânicos são os mais propensos a atuarem junto às plataformas, seja como motoristas, entregadores ou realizando outro tipo de atividade.

Outro fator determinante é a idade. Três em cada dez jovens de 18 a 29 anos já ganharam dinheiro por meio de uma plataforma de gig economy, parcela que cai para 18% entre as pessoas de 30 a 49 anos e é ainda menor para as pessoas de 50 anos ou mais.

Além da composição dessa força de trabalho, a pesquisa também destaca que o trabalho por meio de aplicativos ocupa níveis de importância variados. Entre os trabalhadores atuais ou recentes, muitos dizem que o trabalho é algo que eles fazem paralelamente, e não sua principal forma de ganhar a vida. 

E relativamente poucas pessoas que assumiram esse trabalho no último ano relatam trabalhar mais de 30 horas durante uma semana normal. Contudo, quando fazemos um recorte de classe, 42% dos trabalhadores atuais ou recentes que têm renda mais baixa afirmam que esse foi seu trabalho principal no ano passado.

Cerca de 37% das pessoas que já ganharam dinheiro dessa maneira dizem que foram tratadas com grosseria, pelo menos algumas vezes, com 13% dizendo que isso acontece com frequência.

Uma parcela semelhante (35%) afirma que muitas vezes ou algumas vezes se sentiu insegura ao concluir as tarefas. Alguns trabalhadores também são alvos de assédio sexual: cerca de um em cada cinco afirma que frequentemente (7%) ou às vezes (12%) experimentam comportamentos inadequados desse tipo durante o trabalho.

Veja outras descobertas:

Gráficos redondos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.