Criadora de vacina contra covid alerta para a próxima pandemia

Pesquisadora garante que empresas e governos precisam estar mais preparados para agir rapidamente quando a doença começar a se espalhar

Para quem está comemorando o arrefecimento dos casos de covid-19 no mundo, a notícia não é boa: segundo Kathrin Jansen, criadora da vacina da Pfizer contra a doença, é apenas questão de tempo até o mundo ser atingido por outra pandemia.

“Antes da covid, tínhamos uma grande preocupação com uma pandemia de gripe. E só porque o coronavírus veio antes, não significa que a ameaça da gripe acabou”, disse ela à conferência STAT Summit.

A pesquisadora, que recentemente se aposentou como chefe de pesquisas e desenvolvimento de vacinas da farmacêutica Pfizer, diz que já que se trata apenas de uma questão de tempo, “a pergunta é: a nova pandemia vem amanhã, ou daqui a 50 anos?”

Kathrin pede uma melhor vigilância global de doenças e infraestrutura de comunicação, para quando a necessidade bater à porta, cientistas e políticos possam reagir à altura e em tempo hábil.

“Quando nos deparamos com a necessidade de desenvolver essa vacina em 2020, meu primeiro comentário foi: ‘que loucura!'”, relata Kathrin. Isso, devido ao curto prazo para o desenvolvimento, já que a pandemia estava em curso, matando milhões de pessoas pelo mundo.

Segundo ela, naquelas circunstâncias, a equipe teria que ao menos tentar ter sucesso, uma vez que estavam “jogando um jogo completamente diferente”.

Jaquelline Miller, head de doenças infecciosas do laboratório Moderna, também participou do evento e concorda com Kathrin: “se trata de um produto trazido ao mercado muito rapidamente, para tratar de uma prioridade urgente de saúde pública. O que significa que as vacinas podem eventualmente ser reformuladas”. 

Para as pesquisadoras, esse problema seria muito menor caso as empresas e governos estivessem mais preparados para um evento como uma pandemia global. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.