Tik Tok volta a se destacar como ferramenta de recrutamento

Popularização dos “CareerToks”, no Tik Tok, reacende tendência da utilização da rede social como ferramenta de recrutamento

A rede social mais popular entre os jovens, o Tik Tok, também vem sendo cada vez mais utilizada para processos de atração e recrutamento de diversas empresas nos Estados Unidos.

Desde 2021, quando companhias como Chipotle, Target e Sweetgreen passaram a monitorar a hashtag #tiktokresumes, em que os usuários publicam seus currículos e portfólios buscando oportunidades no mercado, tópicos profissionais são cada vez mais comuns na plataforma.

Agora, os “CareerToks”, por meio de vídeos com cenas comuns do dia a dia empresarial, como almoçar em uma baia apertada ou beber café de máquina, estão trazendo a atenção das marcas ao Tik Tok novamente. Usuários do novo nicho também falam sobre como conseguir um emprego dos sonhos, escrever uma carta de apresentação ou montar um bom currículo.

Aliás, as redes sociais já foram utilizadas anteriormente para conectar empregadores e profissionais. Além do LinkedIn, idealizado especificamente com este fim, recrutadores do Taco Bell utilizaram o Snapchat em 2015 para divulgar oportunidades, assim como o Mcdonald’s em 2017. No mesmo ano, o Facebook liberou uma funcionalidade voltada a oportunidades de carreira no site.

Para Karyn Spencer, CMO da Whalar, companhia de aceleração de influencers, “contratar ou buscar candidatos utilizando vídeos no processo parece simplesmente uma evolução natural de onde estamos como sociedade”.

“Cada vez mais, estamos nos comunicando por meio de vídeos e fotos, e mesmo assim, grande parte dos currículos que recebemos nos fazem pensar que estamos em 1985”, explica Karyn.

Angela Copeland, head de marketing do site recruiter.com, confirma que as empresas estão cada vez mais interessadas em participar desse tipo de “conversa” nas redes sociais. “Companhias perceberam essa tendência e estão fazendo de tudo para ‘surfar nessa onda’.” 

Para Angela, o interesse não é somente utilizar as plataformas como ferramenta de recrutamento, mas também aproveitar a oportunidade para fortalecer a imagem de marca empregadora das organizações. “As pessoas em grandes empresas estão interessadas no que está sendo postado sobre elas, e sabem do poder destruidor de postagens negativas nas redes sociais”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.