Pesquisa mostra que, para 82% dos candidatos, ter uma orientação clara sobre código de vestimenta em entrevistas seria extremamente útil
Um estudo feito pela Creative Access buscou entender os desafios enfrentados por pessoas que se candidatam a empregos em relação à aparência física e ao código de vestimenta durante as entrevistas.
Os dados mostram que 43% dos candidatos afirmaram nunca terem recebido orientação sobre o que vestir em uma entrevista de emprego ou ao iniciar um novo emprego. No entanto, para 82% das pessoas uma orientação clara sobre esse assunto seria extremamente útil.
Já 55% das pessoas entrevistadas disseram considerar o termo “smart casual”, geralmente usado para definir códigos de vestimentas, desconcertante.
A pesquisa também mostra que a ausência de uma orientação específica sobre o código de vestimenta nas entrevistas de emprego fez com que a ansiedade de várias pessoas aumentasse, principalmente a daquelas que pertencem a um grupo minorizado.
Quase 59% dos candidatos negros expressaram preocupação em vestir-se de forma autêntica ou usar o cabelo naturalmente, temendo uma potencial discriminação no local de trabalho. Entre pessoas não-brancas, 27% afirmaram que já se sentiram pressionadas a alterar o seu penteado para entrevistas.
Já 48% das pessoas que pertencem a grupos socioeconômicos mais baixos disseram considerar um desafio saber como se vestir ou como pentear o cabelo para as entrevistas, em comparação com 36% da força de trabalho em geral.
Para 59% das pessoas neurodivergentes entrevistadas, é difícil determinar o traje apropriado para uma entrevista, enquanto 56% disseram ficar preocupadas de que ser elas mesmas poderia levar à discriminação.
O estudo entrevistou mais de 2 mil pessoas trabalhadoras do Reino Unido.
Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?
Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!