Empresa culpa desaceleração da indústria de tecnologia por cortes, que devem atingir cerca de 8 mil funcionários
A Salesforce, empresa americana de softwares dona da Slack, anunciou na última quarta-feira (4) a demissão de 10% do seu quadro de funcionários – o equivalente a cerca de 8 mil pessoas.
Essa medida faz parte de um plano de reestruturação adotado pela companhia, que além da demissão em massa, colocará em prática a redução nos espaços de seu escritório, reportou o New York Times.
Segundo Marc Benioff, o co-CEO da empresa, a mudança é puxada por uma desaceleração da indústria de tecnologia, que nos últimos anos cresceu acima da média em função das mudanças impostas pela pandemia da covid-19.
Por conta do aumento de demanda gerado pela pandemia, a Salesforce passou de 48 mil funcionários para quase 80 mil em outubro de 2022.
“Contratamos gente demais”, admitiu Benioff. “O ambiente continua desafiador e nossos clientes estão adotando uma abordagem mais ponderada em suas decisões de compra”, justificou o executivo, em nota sobre os cortes aos funcionários.
Com o plano de reestruturação, a Salesforce afirma que pretende reduzir custos operacionais, melhorar as margens e continuar crescendo de forma lucrativa.”
Os funcionários demitidos receberão até cinco salários como indenização, seguro saúde, entre outros benefícios.
Além da Salesforce, outras grandes empresas do mercado de tecnologia também anunciaram demissões em massa recentes, incluindo Meta, Amazon e Twitter.