O recurso do Google para impedir que você caminhe enquanto digita no celular

A funcionalidade, que ainda está em versão de testes, enviará alertas para evitar acidentes entre os desatentos

Atire a primeira pedra quem nunca esbarrou em alguém (ou alguma coisa) porque estava caminhando enquanto digitava no celular. Esse hábito, bastante comum, é também muito perigoso. Segundo um estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, casos de acidentes com pedestres devido ao uso de smartphones aumentaram 800% em seis anos nos Estados Unidos.

Diante disso, o Google está lançando um recurso um tanto quanto inusitado. Batizado de Heads Up, a funcionalidade dará broncas ao usuário que estiver andando enquanto mexe no celular. 

Disponível para celulares com o sistema Android, o recurso está sendo implementado na versão beta dentro da última atualização do aplicativo de bem-estar do Google. “Se você estiver andando usando o telefone, obtenha um lembrete para se concentrar no que está ao seu redor”, diz a mensagem de apresentação do Heads Up. 

Entre os alertas disparados pelo Heads Up estão lembretes como “Fique atento”, “Olhe para cima” e “Cuidado com os passos”. Por enquanto, o recurso ainda não está disponível para todos os usuários. 

O Google não é o primeiro que está às voltas para diminuir os acidentes causados pelo hábito de digitar e caminhar ao mesmo tempo. Em 2020, estações da ViaQuatro do metrô de São Paulo realizaram uma campanha de conscientização visando diminuir os acidentes com pessoas desatentas ao celular, principalmente, nas escadas rolantes. O caminhar digitando também pode provocar acidente de trabalho: se a pessoa cai dentro dos muros da empresa, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *