Projetos capacitam mulheres e pessoas negras para a liderança

A categoria diversidade, uma das mais populares do prêmio, recebeu iniciativas voltadas à formação de pessoas negras e mulheres para a liderança

No prêmio Think Work Flash Innovations 2022, a categoria diversidade foi a segunda mais popular, com 41 projetos inscritos. Também foram os programas com a terceira maior média no Innovations Index, índice que levou em conta diversos aspectos práticos e teóricos e foi calculado a partir das notas dos jurados do prêmio. 

Algumas dessas iniciativas, inclusive, extrapolaram questões como a inserção no mercado ou a equidade de remuneração e focaram na formação e desenvolvimento de lideranças femininas e negras.

Entre as empresas que competiram na categoria diversidade do prêmio, 72% estipularam um percentual mínimo de lideranças femininas e 50% de negros. 

Confira alguns desses projetos inscritos no Innovations 2022 que miram a capacitação de mulheres e pessoas negras para cargos de liderança:

Mulheres positivas – TIM Brasil

A TIM, multinacional do ramo da telefonia, percebeu que a pandemia de covid-19 acentuou as disparidades sociais e de gênero no Brasil e lançou, em 2021, o programa Mulheres Positivas, que visa apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das trabalhadoras.

A iniciativa se concentra em um aplicativo de celular, que além de indicar oportunidades e vagas, também oferece cursos, mentorias e capacitações a qualquer mulher interessada, entre funcionárias, clientes da operadora e o público em geral.

Foram realizadas avaliações para selecionar as 156 mulheres que receberam o pacote completo de mentorias, que em ciclos de 6 a 8 meses, passaram por duas sessões mensais do programa, conduzidas por 77 mentores – 26 homens e 51 mulheres.

Programa Liderança de Gênero – Klabin 

Em 2019, após o sucesso do projeto K Entre Nós, que visava propor discussões que quebrassem barreiras para a equidade de gênero, a Klabin, fabricante de papel e embalagens, resolveu ampliar o escopo e lançou o programa Liderança de Gênero, que buscava efetivamente aumentar o número de mulheres em cargos de liderança da empresa. 

Além de oferecer diversos workshops e sessões de coaching específicas para trabalhadoras, também foram realizadas ações voltadas à conscientização dos homens, com rodas de conversa, dinâmicas e discussões. Inicialmente pensado para durar apenas um ano, agora o Liderança de gênero conta com sessões a cada 15 dias, tanto para homens quanto para mulheres.

Conquistando uma nota de 4,75 de 5 no quesito satisfação dos participantes, a empresa considerou a iniciativa um sucesso, tanto que manteve os encontros bimensais e pretende expandir o projeto nos próximos anos.

Programa Ubuntu – Vetor Brasil

A Vetor Brasil, que conduz processos seletivos específicos para órgãos públicos, criou em 2022 o Programa Ubuntu, que visa potencializar candidaturas de pessoas negras que buscam uma primeira oportunidade de cargos de liderança na esfera pública.

O programa oferece aos participantes trilhas de conhecimento com 100 horas de formação online, além de mentorias individuais e em grupo, tudo focado na experiência prática de dinâmicas do setor público. A Vetor Brasil também atua para fazer a ponte entre os candidatos que passam pelo programa com os órgãos interessados.

Na primeira edição do programa, foram recebidas mais de 400 candidaturas para as 50 vagas disponibilizadas, 10 focadas na esfera federal, 15 na esfera estadual e 25 municipal. 

Que tal conhecer mais iniciativas voltadas a diversidade nas empresas?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.