Demonstrar vulnerabilidade pode ajudar a ganhar simpatia

Segundo psicólogos, dar sinais de que está nervoso não é ruim – pelo contrário, pode até causar efeitos positivos

Quer fazer amigos no trabalho? Demonstre que você está nervoso e não tenha medo de mostrar sua vulnerabilidade. Quem diz isso é uma nova pesquisa das universidades de Nottingham Trent e Portsmouth, divulgada pela Business Insider.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 31 participantes que tiveram um curto período de tempo para se preparar para uma apresentação e um teste de matemática. Ao final, os pesquisadores coletaram amostras de saliva para medir o cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, dos participantes. As reações deles foram gravadas e, depois, exibidas para avaliação de outro grupo de 133 pessoas.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que apresentavam níveis mais altos de estresse, ou pelo menos eram percebidos dessa maneira, também eram geralmente considerados mais simpáticos pelos envolvidos. 

“Nós achamos que as pessoas vão tirar vantagem de fraquezas, mas mostrar sua vulnerabilidade estimula o apoio e a formação de laços”, escreveu Jamie Whitehouse, pesquisador do departamento de Psicologia da Universidade de Nottingham Trent no site The Conversation. Segundo a pesquisa, isso aconteceria porque se mostrar ansioso e nerovoso com algo pode passar a impressão de que somos mais cooperativos.

Estudos como esses indicam a importância de criar ambientes psicologicamente seguros nas empresas, com uma cultura organizacional aberta e acolhedora. Poder mostrar vulnerabilidades é fundamental para criar conexões mais sólidas e frutíferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.