Condutas da liderança podem afetar retenção, produtividade e motivação entre os profissionais
Implementar uma cultura positiva para os colaboradores e para os objetivos do negócio é um dos grandes desafios atuais das empresas, mas um estudo recente pode ter apontado um caminho que muitos gestores conhecem, mas poucos aplicam no dia a dia: é mais eficiente inspirar pelo exemplo do que com palavras.
A pesquisa, que foi realizada pela Great Place to Work e abrangeu mais de 400 mil participantes, revelou que quando os profissionais acreditam que as decisões de promoção são tomadas de maneira justa, a probabilidade de se empenharem mais no trabalho dobra.
Também foi identificado que a percepção de integridade dos responsáveis pelas promoções aumenta cinco vezes, influenciando positivamente a visão geral sobre a honestidade desses líderes. E não para por aí: as taxas de turnover caem, enquanto métricas de produtividade, inovação e crescimento sobem.
Em outras palavras, as atitudes da liderança são percebidas pelos trabalhadores e têm um forte impacto na cultura e nos resultados gerados pelos colaboradores. Por outro lado, se “falta” atitude, isso também molda o ambiente de forma negativa.
Quando um profissional usa seu status para maltratar outros funcionários e não há consequências porque ele gera bons resultados, cria-se uma cultura de desrespeito e injustiça. Quando é óbvio que alguém foi promovido por ser amigo de outros líderes e não por suas habilidades e conhecimentos, a cultura instaurada é de que o apadrinhamento é mais importante do que a competência.
Empresas que ignoram esses tipos de conduta negativa, mesmo que à primeira vista pareçam casos isolados, terão muitas dificuldades em instaurar uma cultura saudável, que mantenha pessoas engajadas, eficientes e criativas em seus times.
Dessa forma, a pesquisa indica que, para mudar a cultura, é essencial observar e ajustar não apenas o que é incentivado, mas principalmente o que é tolerado.
E como a cultura é o resultado de comportamentos e valores individuais, este é um trabalho que precisa alcançar todos os colaboradores, incluindo aqueles que devem inspirar pelo exemplo: os líderes.
Saudações prezado.
pretendo me profissionalizar em gestão de recursos humanos para me tornar um gestor capaz