Treinamento corporativo deixa 25 feridos

Modismo perigoso – na Suíça, treinamento corporativo envolvendo carvões em brasa se populariza

Na Suíça, 25 funcionários de uma agência de publicidade chamada Golbach ficaram feridos após participarem de um ritual no qual tinham de andar descalços sobre carvões em brasa.

A cerimônia fazia parte de um modismo que tomou conta das empresas no país. Inspiradas no “ritual de  Anastenaria”, uma cerimônia religiosa grega em que as pessoas cantam, dançam e caminham sobre o fogo comemorando o resgate de santos de uma igreja em chamas, empresas estão fazendo o mesmo com funcionários em alguns tipos de treinamento corporativo.

“Sentimos muito pelo incidente e faremos tudo que pudermos para assegurar que nossos funcionários fiquem bem de novo logo”, disse Michi Frank, executivo da Golbach em um comunicado para a imprensa. Segundo o NY Times, a empresa se recusou a fazer mais comentários.

A prática foi difundida principalmente por Tony Robbins, coach e palestrante motivacional, que afirma que, para caminhar no fogo, basta que as pessoas se concentrem. Segundo Robbins, isso serviria como metáfora para que elas desenvolvessem soft skills como resiliência e fossem capazes de “pegar coisas que achavam difíceis ou impossíveis e mudá-las”. 

Dezenas de participantes dos próprios seminários de Robbins se feriram em 2012 e 2016, inclusive com algumas hospitalizações depois de queimaduras de terceiro grau.

“É sempre o objetivo não ter nenhum convidado com desconforto depois, mas não é incomum ter menos de 1% deles com “pontos quentes”, o que é similar a uma queimadura de sol, que pode ser tratada com aloe“, disse uma porta-voz de Robbins em 2016.

Não é de hoje que treinamentos bizarros viram moda nas empresas. No desespero por conseguir mais engajamento e melhorar o desempenho dos funcionários, algumas acabam se esquecendo de ponderar os riscos. Os tradicionais treinamentos podem até ser mais sem graça, mas também podem ser mais efetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.