Brilho é a palavra-chave do projeto Liderança Maluca por Pessoas, criado para aprimorar gestores na jornada por uma cultura colaborativa, divertida e de alta performance
Um dos pensadores mais respeitados na atualidade por profissionais dedicados a cuidar de pessoas, o acadêmico norte-americano Otto Scharmer, é autor de O Essencial da Teoria U – Princípios e Aplicações Fundamentais, livro em que apresenta a teoria do título e aqueles que considera os cinco passos que um líder deve dar.
Segundo o autor, são eles: desenvolver a habilidade de ouvir os outros e abrir-se ao que a vida o chama a fazer, buscar pessoas e lugares de maior potencial e escutá-los com a mente e o coração, isolar-se e refletir para permitir-se ao autoconhecimento, criar um microcosmo em que seja possível explorar na prática o futuro e, por fim, cultivar ecossistemas de inovação a partir da atuação em um todo emergente.
Em outras palavras, trata-se de se conectar com o outro e consigo mesmo, deixar-se permear pelo novo e proporcionar a circulação dessa energia renovadora como rota de melhoria contínua. Difícil alguém que discorde de algum dos pontos listados por Scharmer, e é provavelmente essa propensa unanimidade que faz desse professor sênior do MIT e cofundador do Presencing Institute uma voz importante no campo dos recursos humanos.
Foi esse perfil de líder que a fintech Neon buscou esculpir com o projeto Liderança Maluca por Pessoas, que resumiu em três pontos-chave o roteiro para um líder estimular o desenvolvimento de sua equipe e fazer todos brilharem.
As três essências definidas pelo programa, criado em 2022, são: potencializar o brilho de cada um; performar com times que cintilam juntos; e inspirar um futuro radiante para o mundo. Elas se conectam com as três duplas de valores da fintech: “Divertida e Responsável”, “Incrível e de Alta Performance” e “Talentosa e Colaborativa”. Uma cultura que faz todo o sentido, quando pensamos no contexto a que a Neon pertence.
Primeira conta digital do Brasil, a empresa é um unicórnio – como são chamadas as startups que atingem avaliação de mercado de 1 bilhão de dólares antes de abrir capital em bolsa. Com foco nas classes C, D e E, que respondiam por 88% de sua carteira em 2021, a Neon conta com mais de 22 milhões de clientes.
“O nosso principal objetivo com o projeto Liderança Maluca por Pessoas era fortalecer e desenvolver a liderança, trazendo comportamentos práticos que guiassem a gestão de rotina e decisões estratégicas, revisitando e fortalecendo os direcionais da nossa cultura, guiados pelas nossas duplas de valores”, diz Gabriela Eloi do Amaral, people partner leader da Neon.
O caminho
Os líderes são vistos como modelo por outros funcionários e é a partir deles que os elementos da cultura organizacional são cascateados, gerando engajamento na empresa. Por isso, os gestores devem estar preparados. “O público-alvo do projeto são os 450 líderes da companhia, mas a mudança cultural acaba afetando toda a empresa”, afirma Gabriela
O Liderança Maluca por Pessoas foi disseminado em toda a Neon, beneficiando direta e indiretamente os quase 2 mil trabalhadores da Neon
A eficiência do programa pode ser atribuída à sua construção. A tríade de pontos essenciais a serem seguidos por um líder da Neon foi desenhada com base em conversas profundas, entrevistas com “neowners” (como são chamados internamente os funcionários da fintech) e de workshops com grupos multidisciplinares. A ideia sempre foi a de valorizar os pontos positivos de cada um e fazer com que todos trabalhassem bem juntos.
As Essências da Liderança foram lançadas para a Neon em um evento batizado de Liderança Maluca Por Pessoas. O evento teve duração de um dia e foi dividido em abertura e mais três blocos – cada bloco dedicado a uma essência.
Os blocos eram compostos por vídeo com Neowners, contando o que consideram comportamentos de uma boa liderança; Dinâmica para que as pessoas pudessem viver aquela essência na prática; Divulgação oficial da essência e seus comportamentos, com vídeo curto explicativo; Conclusão do bloco de experiências, conduzida pelo fundador e CEO, Pedro Conrade, interagindo com o público.
Após o evento, a empresa divulgou a trilha da liderança com diversos mini cursos associados às essências. Além disso, as essências foram incorporadas à rotina corporativa, sendo utilizadas como embasamento em reuniões e integração de equipes.
As essências passaram a integrar a avaliação de desempenho da liderança, bem como as pesquisas pulso mensais. A cada semestre, a Neon reconhece gestores que foram exemplos em cada um dos três pilares.
Resultado
Em um ano, o projeto Liderança Maluca por Pessoas mostrou resultado. De julho de 2022 a julho de 2023, subiu de 61 para 69 a métrica de LNPS, índice usado pela Neon para aferir a satisfação e o engajamento dos liderados com seus líderes, inspirado no NPS. O indicador gira em torno da questão “O quanto você recomenda sua liderança direta?”.
“Percebemos a evolução do indicador com o amadurecimento do que é esperado da liderança em toda a Neon e com as ações de ativação das essências na Neon e o entendimento, a absorção e a aplicação prática das essências pela liderança”, afirma Gabriela.
A iniciativa não só se conecta com a estratégia de negócios e cultura organizacional, como serve de guia para ambos. Quando existem dúvidas sobre qual caminho seguir, a liderança traz as essências para a mesa para tomar a decisão.
Think & Do
Dicas da Neon para um projeto de liderança bem-sucedido
- Conheça seu público. Entenda profundamente os costumes e desejos das pessoas. Como? Por meio de entrevistas em profundidade e workshops com grupos multidisciplinares – busque diversidade em seus dados;
- Entenda qual o direcional estratégico da empresa. Faça as perguntas certas. Que caminho a empresa quer percorrer? Qual cultura ela deseja fortalecer?
- Conecte teoria e prática. Mostre, na prática, que o desenho elaborado na teoria faz sentido para o dia a dia das pessoas.
